Casas Bahia implementa IA generativa do Google Cloud

0

O Grupo Casas Bahia deu um passo significativo na modernização de seu marketplace online com a implementação do projeto "Enriquecimento de Catálogo". A iniciativa, baseada na IA generativa do Google Cloud, tem transformado a experiência dos consumidores e a eficiência operacional da empresa. O desafio enfrentado pela Casas Bahia era significativo: gerenciar o cadastro de cerca de 300 mil novos produtos por dia, garantindo a qualidade e consistência das informações. Antes do uso da IA generativa, inconsistências nas descrições e classificações dificultavam a experiência do consumidor, comprometendo tanto a busca por produtos quanto a decisão de compra.

Com a implementação da IA generativa do Google Cloud, 95% de todos os produtos cadastrados na plataforma são corretamente classificados em categorias apropriadas e têm atributos detalhados preenchidos automaticamente, eliminando problemas anteriores em que itens, como uma geladeira, acabavam registrados em categorias genéricas ou equivocadas.

No caso dos atributos, produtos que antes não tinham características relevantes para auxiliar o cliente em sua escolha ou facilitar na exploração do catálogo, passaram a ser gerados por IA Generativa. Produtos que estavam sem dimensão, capacidade, resolução de tela, entre outros passaram a ter. O sucesso desse enriquecimento já está em 90%. Isso beneficiará não apenas a escolha do consumidor como também a performance de outros modelos preditivos já presentes na plataforma de venda como os modelos de busca, recomendação, escolha do produto similares, entre outros.

Outro marco significativo é que 50% de todos os cadastros já não dependem mais de revisões manuais para atender atributos obrigatórios exigidos por órgãos reguladores. Anteriormente, a equipe precisava intervir manualmente para tratar casos críticos de maneira pontual. Com a evolução dos testes e a implementação progressiva, a expectativa é atingir quase 100% de automação para todos os produtos cadastrados.

"Todos os dias, no Grupo Casas Bahia, buscamos criar soluções que ampliem nossa capacidade de oferecer uma Dedicação Total ao Cliente.Nossa missão como plataforma é elevar a produtividade e a eficiência do grupo, permitindo que nossos clientes sejam atendidos cada vez melhor. A parceria com o Google Cloud tem gerado resultados consistentes, impulsionada pelo uso intensivo de tecnologias de IA preditiva e generativa, que desempenham um papel fundamental em fortalecer essa missão", destaca Filipe Jaske, Diretor Executivo de Tecnologia do Grupo Casas Bahia.

Ao adotar a IA generativa do Google Cloud, a Casas Bahia conseguiu não apenas solucionar esses problemas, mas também elevar seu marketplace a um novo patamar. A tecnologia foi escolhida por sua capacidade de personalização, escalabilidade e integração com os sistemas existentes da empresa, além de oferecer um desempenho confiável e consistente. Esses resultados são um marco na modernização do e-commerce no Brasil e demonstram como o uso de IA pode transformar a experiência de quem vende e compra nos marketplaces e otimizar processos críticos de gestão.

"Este projeto, além de proporcionar uma melhor experiência de compra para os nossos clientes e a otimização de processos internos, traz também ganhos significativos para os nossos parceiros ao facilitar o cadastro de novos produtos. O que resulta em ganhos para toda a cadeia e na nossa competitividade no mercado", afirma Filipe Jaske.

IA como motor de transformação

O projeto também teve impacto significativo para os colaboradores da Casas Bahia. Ao automatizar tarefas repetitivas e consumir menos recursos humanos para a gestão do catálogo, a empresa conseguiu direcionar suas equipes para atividades mais estratégicas.

"Este projeto com o Grupo Casas Bahia exemplifica como a inteligência artificial pode transformar profundamente os desafios operacionais de grandes varejistas. O uso da IA generativa não apenas irá criar um ambiente mais eficiente e preparado para o futuro do marketplace como também para quem vende na plataforma, resultando em uma melhora na experiência para o consumidor," explica Silvia Somazz, Head de Varejo no Google Cloud.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.