Nesta quinta-feira, 30, o QuintoAndar realizou o evento "Inovações para Morar", durante sua fala o vice-presidente do QuintoAndar, Lucas Lima, apresentou as principais iniciativas da empresa voltadas à melhoria da experiência dos clientes e à inovação no setor imobiliário. Durante sua fala, o executivo destacou que a obsessão pelo cliente é a maior vantagem competitiva da companhia, orientando todas as decisões estratégicas e operacionais.
Entre os projetos destacados, esteve a reformulação do sistema de agendamento de visitas. Segundo Lima, a empresa gerencia cerca de 450 mil visitas por mês, o que exige uma logística complexa. A simplificação do processo resultou na redução de 60% dos cancelamentos de última hora, melhorando a experiência tanto para proprietários quanto para corretores.
Além disso, Lima ressaltou que o tempo médio para conclusão de uma transação imobiliária no Brasil ainda é longo, podendo chegar a 120 dias. Dessa forma, a empresa reformulou o processo, proporcionando maior clareza e transparência para compradores e vendedores, o que reduziu em 23% o prazo entre a assinatura do contrato e a entrega das chaves.
A empresa também investiu na experiência dos corretores parceiros, que somam mais de 5 mil profissionais. Em 2023, foi lançado um aplicativo exclusivo para esses profissionais, consolidando informações essenciais e facilitando seu trabalho. Em menos de um mês, 70% dos corretores já estavam ativos na plataforma, e a ferramenta obteve um índice de satisfação de 86%.
O que vem por aí?
A empresa planejou entrar em 2025 com dois grandes lançamentos, a nova ferramenta de busca do QuintoAndar com Inteligência Artificial, que oferece uma experiência mais precisa, intuitiva e personalizada, para aumentar significativamente as chances de encontrar o imóvel ideal; e o QPreço, nova inteligência de precificação do QuintoAndar, que combina tecnologia avançada com dados públicos e históricos de mercado, para gerar análises confiáveis e completas de preço dos imóveis, que ajudam as pessoas a tomarem decisões informadas e seguras sobre compra, venda e aluguel de imóveis.
"A relação entre o brasileiro e sua moradia passou por grandes mudanças nos últimos anos, e durante esse tempo nossa missão sempre foi ajudar as pessoas a amarem o lugar onde moram, tornando a experiência de alugar, comprar e vender um imóvel mais segura e descomplicada. Hoje, já celebramos mais de 700 mil transações imobiliárias realizadas por pessoas que confiaram nessa visão — e estamos apenas começando", afirma Gabriel Braga, CEO e co-fundador do QuintoAndar. "A tecnologia segue como principal aliada para otimizar interações e facilitar processos", reforça.
"Com o lançamento dos novos produtos, estamos focados em resolver alguns dos maiores desafios enfrentados pelos proprietários, compradores e inquilinos no mercado imobiliário. Ao transformar o processo de busca de imóveis, aumentar a transparência nas negociações e oferecer informações claras e confiáveis, ajudamos nossos clientes na tomada de decisão. Nosso objetivo é eliminar a insegurança e a sobrecarga de informações, utilizando a tecnologia a nosso favor e criando uma experiência mais confiável para quem está prestes a fazer uma transação imobiliária", afirma Larissa Fontaine, Chief Product Officer (CPO) do QuintoAndar.
O QPreço combina tecnologia com dados públicos e históricos de mercado, para produzir análises completas de preço dos imóveis, trazendo mais segurança para a tomada de decisão de quem deseja colocar um imóvel para alugar ou vender ou para quem busca um lar para morar. A novidade centraliza informações detalhadas sobre o mercado imobiliário, ajudando proprietários, compradores e inquilinos a tomarem decisões mais assertivas e estratégicas. Além disso, ao promover a democratização da informação, o serviço garante acesso a dados de interesse público, levando mais pessoas a aproveitarem as oportunidades do setor de forma consciente e segura.
Já a nova experiência de busca do QuintoAndar conta com o poder da Inteligência Artificial para oferecer uma experiência mais precisa, intuitiva e personalizada. Os clientes podem escrever ou falar livremente sobre o tipo de imóvel que procuram, incluindo características específicas para além dos filtros, como "apartamento com chão de taco e sala iluminada" ou "cozinha com conceito aberto". Além das informações do anúncio, a ferramenta utiliza machine learning para identificar nas fotos dos imóveis as características informadas na busca. A partir disso, indica como os anúncios combinam com o que o cliente buscou a partir de tags, como 'tem tudo o que você busca', 'não tem vaga coberta', por exemplo. Tudo isso para gerar mais transparência e segurança no processo de busca.