A Organização Internacional de Padronização (ISO, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira, 31/3, que divulgará depois de amanhã, 2/4, se a Microsoft obteve o apoio necessário que transformará seu formato de documento eletrônico em um padrão global da indústria.
"Uma vez que a ISO precisa primeiro informar seus parceiros mundiais de padronização sobre os resultados, um comunicado sobre este assunto será divulgado no dia 2 de abrtil, diz Roger Frost, porta-voz da ISO.
A Microsoft tem se esforçado bastante para obter certificação internacional para o Open Office XML (OOXML), o formato padrão de salvamento de arquivos usado em seu Office 2007.
A empresa quer melhorar as chances de conseguir contratos governamentais e está encorajando desenvolvedores de software a usar a tecnologia em novos aplicativos e conteúdos.
A companhia não conseguiu obter a maioria de dois terços necessária na primeira votação em setembro e obteve uma segunda chance de votação, que se encerrou na noite do sábado.
Os opositores da concessão da certificação à Microsoft argumentam que a introdução de um formato rival ao já aprovado Open Document Format (ODF), criado pela Sun Microsystems, torna sem valor o propósito de estabelecimento de padrões.