Contas de e-mail do Yahoo de estudantes, jornalistas e ativistas políticos e de direitos humanos foram bloqueadas na semana passada na China. Segundo informações do Financial Times, os internautas disseram não ter conseguido acessar seus correios eletrônicos durante quase a semana inteira.
O jornal britânico diz que o número de usuários do serviço de e-mail do Yahoo residentes na China diminuiu consideravelmente depois que a empresa declarou, em 2006, que entregaria as informações digitais deles ao governo. À época, foi dito que o aparelho estatal chinês usaria as informações para caçar as contas de e-mail e processar de todos aqueles que trocassem mensagens, ainda que particulares, contrárias ao regime.
O diário britânico diz ainda que recebeu relatos de alguns jornalistas alegando que contas foram criadas em seus nomes sem que fossem avisados. Os jornalistas agora especulam que esses perfis falsos servirão para enviar mensagens de apoio ao regime comunista chinês em nome de repórteres estrangeiros.
Procurado pelo Financial Times para confirmar a informação, o Yahoo decidiu não se pronunciar sobre o assunto.
- Censura