Intel renova portfólio para crescer no segmento corporativo

0

Apoiada na projeção de crescimento de 30% nos investimentos das empresas em infraestrutura de TI neste ano no Brasil, a Intel renovou todo o seu portfólio de produtos, principalmente de processadores para servidores, apostando num forte aumento das vendas. A estratégia da empresa é aproveitar o avanço do cloud computing, que culminará na expansão de data centers e de servidores e, por consequência, da demanda por chips.
O diretor de marketing da Intel do Brasil, Cassio Tiete, conta que os gastos das empresas com infraestrutura de TI foram reduzidos em decorrência da crise e recuaram cerca de 23% no ano passado, em razão principalmente dos projetos postergados.
A avaliação do executivo, entretanto, que entre este ano e 2011 os projetos serão retomados, envolvendo tanto a renovação do parques de PCs quanto de servidores. "Essa demanda exponencial de dados, puxada pelo cloud computing, representa um grande potencial para o mercado de servidores. Nossa estratégia será baseada nessa tendência", disse.
Para ilustrar, Tiete diz que enquanto no mundo a proporção de servidores é de um para cada 20 PCs, no Brasil esta relação é de apenas de um para cada cem PCs.
O diretor para o segmento corporativo da Intel do Brasil, Mauricio Ruiz, diz, com base em dados da IDC, que o mercado de servidores deve retomar o crescimento neste ano, após dois anos consecutivos de queda, e registrar crescimento de 15% a 20% na comparação com 2009.
"Em geral, as empresas trocam de servidor a cada cinco anos e diversas delas ainda contam com servidores em seus data centers com tecnologia de 2005. Essa troca de parque poderia ter começado a ocorrer no ano passado, mas esse movimento foi postergado por causa da crise e tem tudo para ser retomado neste ano", acredita Ruiz.
Os chips lançados pela Intel para esse segmento são os da família Xeon, das séries 5600, 6500 e 7500. Ele cita como diferencial dos produtos em relação a linha anterior, o aumento de desempenho e a redução no consumo de energia elétrica. Os chips são fornecidos também com várias funcionalidades de virtualização, sendo que a Intel já firmou parceris com integradoras como VMware e Citrix.
Já para o segmento de PCs para o mercado corporativo, a empresa lançou os chips iCore 5 vPro e o iCore 7 vPro. A estimativa da Intel é que as vendas de PCs corporativos cresçam 30% neste ano.
De acordo com Ruiz, este primeiro trimestre tem registrado um bom volume de vendas para o segmento corporativo. "O mercado esteve bastante aquecido e as vendas foram muito superiores às obtidas no mesmo período do ano passado", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.