Apoiada na projeção de crescimento de 30% nos investimentos das empresas em infraestrutura de TI neste ano no Brasil, a Intel renovou todo o seu portfólio de produtos, principalmente de processadores para servidores, apostando num forte aumento das vendas. A estratégia da empresa é aproveitar o avanço do cloud computing, que culminará na expansão de data centers e de servidores e, por consequência, da demanda por chips.
O diretor de marketing da Intel do Brasil, Cassio Tiete, conta que os gastos das empresas com infraestrutura de TI foram reduzidos em decorrência da crise e recuaram cerca de 23% no ano passado, em razão principalmente dos projetos postergados.
A avaliação do executivo, entretanto, que entre este ano e 2011 os projetos serão retomados, envolvendo tanto a renovação do parques de PCs quanto de servidores. "Essa demanda exponencial de dados, puxada pelo cloud computing, representa um grande potencial para o mercado de servidores. Nossa estratégia será baseada nessa tendência", disse.
Para ilustrar, Tiete diz que enquanto no mundo a proporção de servidores é de um para cada 20 PCs, no Brasil esta relação é de apenas de um para cada cem PCs.
O diretor para o segmento corporativo da Intel do Brasil, Mauricio Ruiz, diz, com base em dados da IDC, que o mercado de servidores deve retomar o crescimento neste ano, após dois anos consecutivos de queda, e registrar crescimento de 15% a 20% na comparação com 2009.
"Em geral, as empresas trocam de servidor a cada cinco anos e diversas delas ainda contam com servidores em seus data centers com tecnologia de 2005. Essa troca de parque poderia ter começado a ocorrer no ano passado, mas esse movimento foi postergado por causa da crise e tem tudo para ser retomado neste ano", acredita Ruiz.
Os chips lançados pela Intel para esse segmento são os da família Xeon, das séries 5600, 6500 e 7500. Ele cita como diferencial dos produtos em relação a linha anterior, o aumento de desempenho e a redução no consumo de energia elétrica. Os chips são fornecidos também com várias funcionalidades de virtualização, sendo que a Intel já firmou parceris com integradoras como VMware e Citrix.
Já para o segmento de PCs para o mercado corporativo, a empresa lançou os chips iCore 5 vPro e o iCore 7 vPro. A estimativa da Intel é que as vendas de PCs corporativos cresçam 30% neste ano.
De acordo com Ruiz, este primeiro trimestre tem registrado um bom volume de vendas para o segmento corporativo. "O mercado esteve bastante aquecido e as vendas foram muito superiores às obtidas no mesmo período do ano passado", conclui.
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