Internautas vietnamitas são vítimas de espionagem digital, diz Google

0

Em meio às constantes trocas de farpas entre o governo da China e o Google, o site de buscas agora traz à tona a denúncia de que os movimentos vietnamitas pró-governo têm sido alvos constantes de espionagem, embora não revele o autor da quebra de sigilo.
Segundo texto publicado no blog de segurança do Google, softwares para adaptar o teclado ocidental para o vietnamita foram contaminados com um vírus para vigiar as atividades dos internautas do país ao redor do mundo.
O gigante das buscas afirma que o programa funciona como um spyware, vírus que possibilita que os computadores sejam espionados toda vez que a rede mundial é acessada. Após detectar os oposicionistas ao governo, o vírus distribui um código de negação de serviço (DoS, na sigla em inglês) para bloquear os blogs com mensagens políticas.
Segundo comentário publicado no blog de segurança da McAffee pelo o diretor de tecnologia, George Kurtz, a infestação do código malicioso foi confirmada e provavelmente veio da mesma rede detectada por sua empresa como responsável pelos ataques virtuais denunciados pelo Google na China. Kurtz explica que o software que vem sendo baixado pelos vietnamitas funciona adaptando o Windows para reconhecer os caracteres ocidentais como caracteres da língua falada no país, e por isso ele se tornou muito popular entre os internautas que saíram do Vietnã para estudar, por exemplo.
O executivo acredita que o ataque começou com a infecção do site da sociedade dos trabalhadores vietnamitas (www.vps.org), por meio da infecção do software original com um vírus do tipo cavalo de Tróia. Kurtz declarou ainda que a McAffee, assim como outras desenvolvedoras de software antivírus, já detectaram o problema e desenharam programas para destruir o malware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.