A GMK Diagnósticos é uma empresa que visa o comércio, indústria, importação, aferição, distribuição e representação de reagentes e equipamentos para uso em laboratórios de análises clínicas e diagnósticos médicos. Desde 1989, data em que foi criada, seus produtos evoluem para chegar ao objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida da população, a partir de diagnósticos médicos precoces e precisos.
O médico Carlos Alberto von Mühlen, diretor da empresa, conta que no fim de 2007, a GMK buscou no mercado um sistema de gestão que desse maior agilidade e controle aos processos da empresa, sendo um dos requisitos principais a integração dos dados operacionais com o escritório contábil responsável pelo atendimento da GMK.
"Procuramos um software que, além de nos dar tudo aquilo que precisávamos, também fosse integrado com os dados do nosso contador, pois a empresa tem por norma o fechamento das informações nos primeiros dias úteis de cada mês", informa Roberta Reis, assistente contábil da GMK.
Foi então que a empresa adquiriu o ERP Radar Empresarial. "Os resultados começaram a aparecer num curto período", afirma Roberta. A maioria dos cadastros necessários para a implantação do novo sistema foi integrada a partir do escritório contábil, uma vez que as duas empresas utilizavam as soluções da WK Sistemas.
A GMK e seu escritório contábil utilizam a integração off-line da WK Sistemas, ou seja, todos os cadastros e movimentações feitas na empresa são gerados automaticamente para o escritório contábil, tornando as informações confiáveis e seguras e evitando todo o retrabalho de digitação de dados. Outro recurso utilizado pelas duas empresas é o acesso remoto que facilita o acesso ao sistema, em qualquer lugar, via internet. "Este recurso é muito útil à diretoria da empresa, visto que seus diretores viajam com frequência ao exterior a negócios", confirma a assistente contábil.
Susto com a NF-e
Em dezembro de 2008, a GMK, devido ao seu ramo de atividade, passou a ser usuária da NF-e e tomo um susto. Roberta conta que a empresa ficou sabendo que seriam obrigados a utilizar a NF-e em cima da hora. "Fomos pegos de surpresa e achamos que teríamos problemas com a implantação. No entanto, os técnicos da Cruzeiro Informática, responsável pela implantação e treinamento para utilização da solução, conseguiram implementar NF-e em tempo recorde. Hoje emitimos todas as NF-e de saídas e de entradas de importação pelo ERP Radar Empresarial", declara.
Mesmo as mudanças ocorridas em 2008, com a obrigação de emitir a NF-e, a utilização da solução não exigiu qualquer mudança de hardware. Atualmente, a GMK se diz satisfeita com o sistema Radar, pois conseguiu atender suas expectativas referentes a agilidade nas informações e integração com o contador, sem investimentos abusivos.
- Processos