Com a meta de conquistar de três a quatro clientes no primeiro ano de atuação no Brasil e atingir faturamento de US$ 1 milhão a US$ 1,5 milhão, a Tagetik, fabricante de software de gestão de desempenho e governança financeira, iniciou as operações no mercado local neste mês.
Neste início de atividades, a empresa irá concentrar as operações na distribuidora Twice Software. Mas no médio e longo prazo a ideia da Tagetik, que acaba de instalar seu escritório na cidade de São Paulo, é ampliar a rede de canais, de acordo com o diretor geral da empresa no Brasil, Antonio Rihl, que teve passagens por Business Objects e Hyperion.
O executivo comenta que o foco neste início será a formação do canal e no fechamento dos primeiros clientes. Ainda segundo ele, somente depois que analisar os resultados é que a empresa irá decidir qual modelo de negócio adotará. "Podemos ficar nesse modelo de distribuição por algum tempo", observa Rihl, adiantando, porém, que a empresa irá trabalhar tanto com a modalidade de vendas diretas quanto indiretas.
Rihl conta que a chegada da empresa ao Brasil é parte do seu plano de internacionalização. Com forte atuação no mercado europeu, a Tagetik iniciou seu projeto de expansão no ano passado, com a abertura de uma operação nos Estados Unidos. E a América Latina é justamente o segundo passo dessa estratégia. Além do mercado brasileiro, a Argentina e Chile são outros alvos da empresa. Nesses mercados, a ideia é atuar de forma indireta, por meio de canais. "Estamos procurando canais nesses países, o objetivo é ampliar a atuação para esses mercados ainda neste ano", revela o executivo.
O faturamento mundial da Tagetik é estimado em 30 milhões de euros ao ano, com um crescimento médio de 30%. No Brasil, a expectativa de Rihl é obter um perventual de expansão maior que este nos primeiros anos de operação.
- Negócios