A Hon Hai Precision Industry, também conhecida como Foxconn Technology Group, registrou lucro líquido recorde em 2016. A empresa credita o resultado ao controle rígido dos custos, apesar de ter registrado queda nas vendas anuais, grande parte resultante da menor procura por aparelhos populares da Apple.
Em 2016, o lucro líquido alcançou 148,66 bilhões de novos dólares de Taiwan (US$ 4,9 bilhões), um aumento de 1,2% no ano, enquanto a receita caiu 2,8% para NT $ 4,35 trilhões.
A fornecedora da Apple também registrou lucro líquido recorde para o trimestre de outubro a dezembro em NT$ 68,76 bilhões, um salto de 29,9% no ano, apesar das receitas caírem 1,8% para NT$ 1,4 trilhões em relação ao mesmo período do ano passado.
A Apple, maior cliente da Foxconn, também registrou lucro recorde no mesmo período.
A empresa taiwanesa atribuiu a melhoria da probabilidade aos seus esforços de automação, controles de custo apertados e à contribuição dos lucros do conglomerado japonês Sharp, adquirido no ano passado e registrou seu primeiro lucro em vários anos.
Vincent Chen, diretor de pesquisa regional da Yuanta Investment Consulting, disse que o lucro líquido da Foxconn no último trimestre de 2016 foi quase 41% superior ao consenso do mercado. A margem operacional da empresa, de 5,5% para o período, também foi a maior em uma década, desde o segundo trimestre de 2007.
"A razão mais importante para a Foxconn ter registrado um lucro líquido recorde no período de outubro a dezembro foi porque ele dominou completamente os processos de produção do iPhone 7 e poderia gerar grande rendimento na manufatura", disse Chen. A taxa de rendimento mede o número de unidades satisfatórias na produção de um lote de componentes.
Chen acrescentou que os esforços da Foxconn em fazer mais componentes para a Apple, ao invés de apenas fazer trabalhos de montagem de baixo custo, e o controle de despesas também aumentaram os lucros da empresa.
Os analistas esperam um enorme ano à frente para os fornecedores de iPhone com o lançamento da edição do 10º aniversário do dispositivo popular da Apple.
Chen disse que a Yuanta Investment Consulting foi muito positiva no desempenho financeiro da Foxconn para 2017, já que o principal fornecedor da Apple se beneficiará das melhores vendas do iPhone este ano e da melhora nos ganhos da Sharp.