Nesta sexta-feira, 31, a GDPD (autoridade de proteção de dados italiana) comunicou a todos o bloqueio do CHATGPT, que segundo o órgão, não respeitou o regulamento de privacidade.
Dessa forma, a autoridade deu início a uma investigação, impedindo que a OpenAI, empresa que criou e gere a plataforma, processasse qualquer dado dos cidadãos italianos.
"Na disposição, o Garantidor da Privacidade constata a falta de informação aos utilizadores e a todos os interessados ??cujos dados são recolhidos pela OpenAI, mas sobretudo a ausência de fundamento legal que justifique a recolha e armazenamento em massa de dados pessoais, para efeitos de " treinar" os algoritmos subjacentes ao funcionamento da plataforma.", cita o órgão em seu pronunciamento.
Por fim, o órgão destacou que embora o serviço se direcione a maiores de 13 anos, não há filtros que impeçam menores de idade de acessarem ao conteúdo, podendo obter respostas inadequadas para a sua idade.
Enquanto isso nos Estados Unidos
Como apurado pela TI Inside, o órgão Future Of Life, pediu para que laboratórios suspendessem por seis meses as pesquisas envolvendo IA's superioras ao CHATGPT-4.