A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e a divisão internacional do ZGC Group, uma das principais organizações responsáveis por fomentar a inovação e o empreendedorismo tecnológico na China, formalizaram a assinatura de uma carta de intenções para criar parceria estratégica entre os ecossistemas de tecnologia do Brasil e da China.
O acordo foi assinado por Feng Bo, representante no Brasil da ZGC International Holding Limited, e por Rodolfo Fücher, vice-presidente do Conselho da ABES, durante o ZGC Forum 2025, em Pequim.
Vinculado à gestão do parque tecnológico de Zhongguancun — conhecido como o "Vale do Silício chinês" —, o ZGC Group opera com um orçamento anual superior a 10 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 1,4 bilhão), abrangendo iniciativas em pesquisa e desenvolvimento, internacionalização de startups, incubação de empresas e apoio a políticas públicas de ciência e tecnologia.
O grupo desempenha um papel estratégico na articulação entre governo, academia e setor privado, com forte presença internacional. Além disso, administra um fundo de investimentos e realiza uma das maiores feiras de tecnologia do país, com o objetivo de posicionar a China como protagonista na próxima onda de inovação tecnológica.
A proposta central da carta de intenções é a criação, com o apoio da ABES, de um "China Desk" no Brasil, que irá funcionar como uma plataforma permanente para facilitar conexões comerciais, identificar oportunidades de colaboração tecnológica e apoiar a internacionalização de empresas brasileiras e chinesas.
A iniciativa visa impulsionar parcerias estratégicas, apoiar joint ventures e projetos colaborativos, orientar empresas chinesas interessadas no mercado brasileiro e ajudar companhias brasileiras a acessar o competitivo ecossistema tecnológico chinês. As partes se comprometeram a formalizar os detalhes operacionais da parceria nos próximos 90 dias.