Expansão do Metrô-SP: Siemens fornece controle automatizado deprocessos

0

A Siemens fará parte do projeto de modernização da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, fornecendo soluções avançadas para sistemas de energia e automação. Em parceria com a Siemens Mobility, especialista em soluções de transporte sustentáveis e eficientes, a empresa contribuirá para transformar o transporte público na capital paulista, ampliando a linha com oito novas estações, beneficiando diretamente 1,2 milhão de passageiros.

Contratada pela Grupo Agis, a Siemens fornecerá soluções completas e integradas para o sistema metroviário, garantindo uma energia eficiente e segura, além de um controle automatizado de alta tecnologia para todos os processos envolvidos.00

O Grupo Agis será responsável pela implantação, adequações e integração dos Sistemas de Alimentação Elétrica, Telecomunicação, Ventilação Principal, Portas de Plataforma, Terceiro Trilho, Escadas Rolantes, Elevadores e Sistemas Auxiliares entre o Poço Juatuba até o VSE Padre João da Linha 2 – Verde, compreendendo o Projeto executivo, fornecimento dos equipamentos, montagem, comissionamento e start-up.

A ampliação da Linha 2-Verde trará uma série de vantagens para a população, como a redução do tempo de trajeto e do custo das viagens. A nova linha contará com 8 novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha), em 8,4 km. Com a expansão, a linha se tornará a mais extensa do sistema, com 23 km, diminuindo os tempos de trajeto da população da Zona Leste e redistribuindo o fluxo de passageiros de toda a rede.

Tecnologias para um metrô mais eficiente

No escopo do projeto, a Siemens, em parceria com a Siemens Mobility, será responsável pela implementação dos sistemas de média tensão, tração e baixa tensão, além de toda a automação e proteção do sistema de energia. A empresa fornecerá subestações retificadoras, que converterão a corrente alternada em corrente contínua, necessária para o funcionamento dos trens e as subestações auxiliares que garantirão a alimentação energética para sistemas vitais dentro das estações, como iluminação, elevadores, escadas rolantes, sistemas de alarme e ventilação.

A automação do sistema de ventilação, por exemplo, é fundamental para manter as estações ventiladas em temperaturas adequadas e para a segurança dos passageiros em emergências, como um incêndio dentro do túnel, onde o sistema automaticamente funciona como exaustor contribuído para extrair a fumaça.

A implementação do projeto será realizada em etapas, conforme as estações forem sendo concluídas, com um cronograma que inclui desde o desenvolvimento do projeto executivo até a supervisão de montagem, comissionamento e treinamento da equipe envolvida.

Benefícios sociais, ambientais e econômicos

A expansão da Linha 2-Verde não só promoverá uma mobilidade mais ágil e eficiente da população, mas também resultará em impactos positivos para a cidade. Segundo dados do Metrô, o projeto contribuirá significativamente para a redução anual de 300 toneladas de poluentes e 35 mil toneladas de gases do efeito estufa, além de 15,6 milhões de litros de combustíveis fósseis.

A Siemens reforça sua posição como um parceiro estratégico no desenvolvimento de soluções inovadoras para a infraestrutura urbana do Brasil, promovendo uma mobilidade mais eficiente e sustentável para as cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.