Conferência debate inovação tecnológica no Brasil

0

No Brasil, apenas 10,5% de seus 82 mil cientistas e engenheiros trabalham no setor privado, realizando atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Na Coréia do Sul, um país do tamanho do Estado de Pernambuco e 50 milhões de habitantes, o setor privado emprega 54% de um total de 94 mil cientistas. Enquanto apenas 4.941 empresas brasileiras fazem alguma atividade de P&D, a Coréia do Sul possui 12 mil centros de pesquisa, a maioria deles em pequenas e médias empresas.

Naquele país, o investimento em P&D representa 1,9% do PIB, que foi de US$ 1 trilhão em 2005. No Brasil, com PIB de US$ 1,5 trilhão, apenas 0,42% vão para P&D.

Apesar de todos os exemplos bem-sucedidos das economias emergentes (Coréia do Sul, Índia, China), a inovação tecnológica ainda é vista no Brasil como custo e não como um investimento necessário para a geração de riqueza. Mas o País tem chance de virar o jogo.

Este debate será aprofundado durante a VI Conferência ANPEI, a ser realizada, de 5 a 7 de junho, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

O evento reunirá empresários, executivos, especialistas estrangeiros e representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Eles participarão de sessões temáticas, entre outras atividades, com o objetivo de traçar um novo paradigma para a inovação tecnológica no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.