O Google anunciou nesta quinta-feira (31/5) a criação de um software baseado na web que funciona tanto online quanto offline. A tecnologia, chamada Google Gears, funciona com plug-ins para navegadores que permitem aos internautas acessar serviços da internet mesmo estando desconectados. Com essa ferramenta, usuários de computadores, celulares e outros aparelhos poderão, por exemplo, acessar serviços web como e-mail, agendas ou baixar notícias para ler, sem estar plugado à internet. O Google Gears ainda está em fase de desenvolvimento e não tem prazo para liberação para os internautas.
O Google planeja tornar a tecnologia Gears disponível gratuitamente como software de código-aberto, o que significa que outros programadores poderão usar e aperfeiçoar o sistema em seus produtos. A ferramenta promete ampliar o uso de dezenas de produtos e serviços do Google, bem como de milhares de programas de produtores independentes, ao torná-los mais acessíveis em locais e horários antes inconvenientes.
A tecnologia também permitirá que os criadores de software incorporem buscas e indexação de páginas da web aos seus próprios aplicativos, segundo o Google. Muitos desses produtos serão capazes de realizar buscas limitadas offline, já que, quando conectados, terão baixado dados automaticamente. As funções plenas de busca do Google voltam a estar disponíveis quando o usuário retomar a conexão com a internet.
De acordo com o Google, os primeiros parceiros a usar o Gears incluem a Adobe Systems, a Opera, da Noruega, produtora de um browser popular para celulares, e a Mozilla, que desenvolve o browser Firefox, uma alternativa ao Internet Explorer, da Microsoft
A nova ferramenta foi apresentada a cerca de 400 desenvolvedores que participaram do Google Developer Day, ocorrido nesta quinta-feira, em São Paulo. O evento foi realizado simultaneamente em mais nove cidades do mundo, como Sidney, Tóquio, Pequim, Moscou, Madrid, Paris, Hamburgo, Londres e San Jose.