Numa manobra para estreitar as relações com o governo norte-americano, a fabricante chinesa Huawei contratou John Bellinger, ex-oficial do governo George W. Bush. Na Casa Branca, ele ocupava o posto de promotor-chefe do Departamento de Estado e de conselheiro de assuntos de Segurança Nacional. Agora, será o conselheiro da Huawei para relações com o governo dos Estados Unidos.
Segundo o Financial Times, a contratação de Bellinger servirá para mostrar aos EUA que a Huawei pretende seguir de forma "contundente" com seu plano de aquisições no território norte-americano e ampliar sua participação naquele mercado.
Fontes próximas à empresa ouvidas pelo diário britânico informaram que a Huawei já havia tentado comprar a 3Com em 2008, mas foi obrigada a desistir quando viu que a administração Bush, então liderada por John Bellinger, bloquearia o negócio.
Recentemente, a Huawei fez uma oferta, de valor não divulgado, por uma unidade da Motorola, quando a americana anunciou iria separar suas unidades de fabricação de aparelhos das de infraestrutura. Mas as mesmas fontes informam que a companhia chinesa só continuará na disputa se tiver a certeza de que a administração Obama liberará a transação.
Observadores do mercado dizem que a contratação de Bellinger é prova de que a Huawei não está disposta a cometer os mesmos erros de dois anos atrás com a 3Com. Desde a posse de Obama, no início do ano passado, porém, a Casa Branca não se manifestou em relação à aquisição de empresas norte-americanas por companhias estrangeiras.
- Relacionamento