Seguindo a estratégia de expansão regional para ampliar seus negócios em mercados nos quais há grandes possibilidades de crescimento, a IBM elegeu 20 cidades-foco nas quais vai buscar aumentar a oferta de serviços e produtos por meio de parcerias com empresas, instituições e governos locais. Hoje, as regiões fora do eixo Rio-São Paulo representam 54% do mercado potencial de TI no país e uma importante fonte de talentos e receita para a companhia.
O projeto de expansão regional ocorre inclui cidades como Uberlândia, Vitória, Caxias do Sul, Joinville e Belém. Cada cidade contará com uma equipe multidisciplinar, composta por funcionários da companhia e parceiros de negócios – mais de 1,3 mil distribuídos por todo o país – capacitados em tecnologias IBM. No último ano, a subsidiária brasileira aumentou em mais de 50% seu quadro de funcionários nessa divisão comercial.
"Com a presença de profissionais IBM em cada uma dessas cidades e a integração com nossos parceiros, ganhamos maior inteligência para entender as demandas específicas de cada negócio e buscar em nosso portfólio as soluções mais adequadas de acordo com a real necessidade das indústrias locais. Além de escritórios regionais, contamos com um modelo integrado de prestação de serviços, que mescla gerenciamento presencial e online. Essa flexibilidade nos permite atender os clientes a partir de qualquer localidade, o que garante custos competitivos, excelência e padronização de processos", explica a líder de expansão regional da IBM Brasil, Priscilla Beseggio.
A estratégia de expansão regional da IBM tem foco em países com economia em crescimento, incluindo Brasil, China, Índia, África e Oriente Médio. A IBM Brasil faz parte da unidade de mercados em crescimento da IBM Global, criada em 2008, que está trabalhando para aproveitar as oportunidades de negócios nas economias emergentes. Desde 2005, esses mercados vêm expandindo sua participação na receita da companhia em cerca de um ponto percentual por ano, crescendo pelo menos oito pontos a mais que os mercados maduros, nos últimos três anos.
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