Certificação digital pode ampliar participação popular na Câmara

0

A certificação digital pode ajudar a ampliar a participação popular nos trabalhos legislativos. A opinião é do consultor legislativo Fábio Luís Mendes, que cita que a certificação digital facilitará, por exemplo, a apresentação de projetos de iniciativa popular.
Segundo ele, que participou de seminário realizado na Câmara dos Deputados, está sendo discutida, na Casa, a construção de um sistema para coletar e validar assinaturas digitais para a apresentação de projetos de autoria da população.
Mendes explica que hoje a internet não permite que as pessoas sejam identificadas e que seja verificada a autenticidade dos dados. Ele avalia que a certificação digital resolverá esse problema. De acordo com consultor, com a certificação digital, uma pessoa que assinar um documento de apoio a um projeto de lei, por exemplo, não poderá posteriormente negar que o fez.
"Da mesma forma que as pessoas confiam em um CPF, podem acreditar, no meio digital, em um certificado digital", afirma Mendes, ao ressaltar que existem autoridades certificadoras que garantem a confiabilidade dos dados. No Brasil, a principal delas é vinculada à Presidência da República. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.