O papel da automação robótica de processos na produtividade das empresas

0

Nos últimos quatro anos a RPA, sigla do inglês Robotic Process Automation, que significa automação robótica de processos, ganhou destaque em diversas empresas por otimizar o tempo e contribuir para a produtividade das equipes. Segundo uma recente pesquisa realizada pelo grupo Acumen, o mercado global de RPA atingirá o valor de 4,1 bilhões de dólares em 2026. O relatório considera uma crescente na procura por soluções automatizadas, envolvendo a integração com inteligência artificial (IA).

As pequenas e médias empresas (PMEs) seguem protagonistas nessa busca, já que entendem que, para o seu crescimento, é preciso investir constantemente em software de automação digital para otimizar fluxos. A RPA é um recurso que pode eliminar, em alguns casos, até 100% da atividade humana. Por serem tarefas extremamente padronizadas e repetitivas, atuar com um robô que simula um ser humano para dar continuidade na operação em menos tempo permite que os profissionais sejam realocados em tarefas mais estratégicas para a empresa.

Os fluxos de trabalho nas PMEs impulsionaram tanto o segmento de RPA que resultou em outro relatório, desenvolvido pelo grupo IMARC. Neste novo estudo, foi constatado que esse mercado chegou a 2,1 bilhões de dólares em 2021 e atingirá 11,4 bilhões de dólares em 2027. O desenvolvimento da solução de RPA tende a sanar uma 'dor' da empresa, portanto, a tecnologia deve ser aplicada a fim de melhorar procedimentos operacionais e ter resultados expressivos em um espaço de tempo bem mais curto.

Atualmente, o mercado oferece soluções com excelente custo-benefício, já que estudam caso a caso e trabalham com recursos personalizados para a realidade e necessidade de cada empresa. É preciso pensar junto ao cliente e desenvolver uma jornada que todos tenham sucesso. Por sua facilidade de implantação e rapidez na criação e disponibilização de um robô, a RPA se mostra uma solução muito desejada no dia a dia das PMEs, tanto para a otimização de processos quanto na geração de mais produtividade entre todos os envolvidos.

Murilo Gomes, CEO da MAGIT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.