Com 43 anos de uma história marcada por altos investimentos em tecnologia, a Farmax é é dona de um parque industrial de 60 mil metros quadrados localizado em Divinópolis (MG), com plantas caracterizadas por níveis avançados de automação. Em meados de 2020, as lideranças da companhia buscaram no mercado uma solução para melhorar a produtividade de seu centro de distribuição (CD), que lida com cerca de 400 unidades de produto (SKUs). São itens como soro fisiológico, água oxigenada, protetor solar e creme hidratante, entre outros, que precisam chegar a tempo aos maiores distribuidores e atacadistas do ramo no Brasil – incluindo as grandes redes farmacêuticas – para abastecer principalmente suas lojas físicas.
Mesmo após o acionamento de funcionalidades de WMS (sistema de gestão de armazéns) na ferramenta de gestão já utilizada pela Farmax, a empresa sabia que era necessário implementar uma solução ainda mais avançada capaz de automatizar o picking (separação de pedidos), atividade que não poderia ser integrada aos softwares então implementados.
Foi assim que a Farmax enxergou a oportunidade de adotar o voice picking, uma tecnologia que coleta dados sob o comando das vozes dos próprios colaboradores, de forma integrada com um sistema de gestão intralogística – responsável por monitorar o picking e a produtividade de cada colaborador envolvido. Para elevar o nível de automação da distribuição na parte de separação de pedidos, a companhia firmou parceria com a Seal Sistemas – a maior integradora de soluções de mobilidade do Brasil e líder nacional em computação móvel e captura automática de dados.
Integração de tecnologias
O projeto de melhoria de produtividade no CD envolveu duas soluções integradas. Foram adquiridas 15 unidades do voice picking para apoiar o trabalho de cerca de 20 colaboradores na área de separação de pedidos, em um processo que também incluiu a reestruturação da rede interna de antenas Wi-Fi e periféricos.
Também foi implementado o Kairos Warehouse – um software desenvolvido pela Seal Sistemas para automatizar operações que exigem alta performance e alta disponibilidade dentro do galpão logístico. Na Farmax, essa aplicação opera como um middleware para integrar os coletores de dados por comando de voz e o sistema ERP, além de apoiar a gestão da produtividade com o monitoramento do volume de itens em circulação e a adoção de uma visão analítica sobre as operações intralogísticas.
A qualidade da sustentação do projeto, que inclui a melhoria contínua dessa plataforma que combina voice picking e WMS; sua capacidade de otimizar a eficiência e a agilidade das atividades de separação de pedidos; e seu grande potencial para apoiar o crescimento orgânico da organização foram os principais elementos que levaram à escolha pela tecnologia de voice picking, que entrou em operação em janeiro de 2021.
Desde então, a Farmax registrou ganhos de até 20% na produtividade em sua operação. Houve também melhorias na acuracidade do estoque (redução do risco de diferenças entre os pedidos e os produtos estocados) e maior equilíbrio entre os fluxos de entrada e saída de mercadorias (redução do 'delta' na comparação entre os itens que entram e saem).
Mais automação, mais produtividade
O melhor sequenciamento do trabalho de separação com o voice picking foi fundamental para evitar distrações e pausas desnecessárias, gerando ganho de tempo. Esse aumento significativo na produtividade viabilizou que a empresa sustentasse sua meta de crescimento acelerado com seu time atual, sem a necessidade de contratar mais colaboradores.
"Estamos avaliando a oportunidade de expandir a tecnologia a outros processos logísticos, como operação de empilhadeira, conferência, expedição e almoxarifado – sempre conectando o investimento contínuo em tecnologia a valores como crescimento, solidez e inovação", diz Marcelo Adriano, Gerente de Logística Inbound e Outbound da Farmax.
A companhia ainda intensificou o combate à dispersividade ao melhorar a organização do picking, com a estabilização do aumento do volume de produtos e o fim das instabilidades nas movimentações do armazém. A queda nos erros e inconsistências no galpão reduziu a necessidade de acionar a mesa de operação, além de dispensar o download e a impressão de 12 mil mapas do sistema ERP antes utilizados para orientar a separação de mercadorias. Hoje, a gestão digitalizada desses mapas é feita apenas por meio do Kairos Warehouse, com o apoio dos dispositivos de coleta de dados por comando de voz.