A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT), e a Fortinet assinaram hoje um acordo de cooperação que prevê treinamentos sobre segurança cibernética para cerca de 10 mil funcionários públicos, 20 mil professores da rede municipal e 115 mil alunos, organizado pelo Fortinet Training Institute.
Com amplo plano de ação, a companhia ainda criará um ambiente colaborativo que vai simplificar e integrar os sistemas da Prefeitura, tornando-os mais eficazes e automatizando a detecção e a mitigação de ameaças online.
O acordo foi assinado pelo prefeito Bruno Reis, o titular da Secretaria Municipal de Inovação, Samuel Araújo, e pelo country manager da Fortinet Brasil, Frederico Tostes, em solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza.
O prefeito Bruno Reis destacou a importância da parceria com uma das maiores empresas de cibersegurança do mundo. "Com esse apoio da Fortinet, estamos passando 800 km de infovias pela cidade, garantindo acesso gratuito à internet em todos os prédios e logradouros públicos, conectando o cidadão de forma mais organizada. Essa cibersegurança é fundamental para garantir o funcionamento de áreas vitais da Prefeitura, além de proteger os dados, pois sabemos o valor da informação. Então, trazemos maior segurança para a Prefeitura também no ambiente digital", afirmou.
Em junho, o treinamento da Fortinet de conscientização e capacitação em segurança cibernética já estará habilitado e disponível para a Prefeitura. Com o treinamento, os funcionários estarão aptos a reconhecer ataques cibernéticos e evitar que o sistema da Prefeitura seja vítima dessas ocorrências, bem como proteger a eles próprios e os seus familiares. Os treinamentos do Fortinet Training Institute são certificados e contam com ferramentas interativas, vídeos e testes de conhecimento que abordam os principais conceitos, recomendações e as melhores práticas de segurança cibernética.
A Fortinet disponibilizará o livro "Cyber Safe: Dicas de uma cachorrinha para segurança na Internet" para que a Prefeitura e a SEMIT distribuam nas escolas municipais. De maneira lúdica, o livro fala de pontos essenciais para preservar a segurança das crianças, como o compartilhamento de fotos e informações pessoais, o uso de senhas e o cyberbullying.
Além de trazer dicas para pais e responsáveis, que devem estar sempre atentos às atividades das crianças quando elas estão online. O livro também possui a versão digital, que já está disponível para acesso aqui.
A Prefeitura e a SEMIT, junto com a Fortinet, trabalharão em campanhas constantes de conscientização digital para que a população tenha acesso a informações sobre como identificar e se prevenir de ameaças online, como os criminosos cibernéticos trabalham e orientações para se manter seguro. As campanhas trarão temas como o que são os ataques usando "phishing", que rouba informações pessoais, recomendações para a proteção e o uso de senhas fortes, segurança em compras online, boas práticas no uso de e-mails, entre outros.