A Itautec passa a oferecer ao mercado outsourcing da infra-estrutura de TI no modelo on demand. O serviço é o ?Ponto Informatizado?, pelo qual a fabricante assume toda a responsabilidade das estações dos usuários do cliente, com a atualização de equipamentos, software e help desk.
Segundo Antonio Bernardino, gerente comercial da Itautec, o novo serviço entregará um ponto de rede com todas as aplicações solicitadas pelo cliente e envolve desde a troca de máquinas obsoletas até a instalação de sistemas de segurança. ?Vamos entregar o PC de acordo com as necessidades do usuário, oferecer treinamento e prestar gerenciamento remoto dos ativos de TI?, explica o executivo. O modelo de cobrança é uma mensalidade por usuário.
João Loc Ré Chaga, gerente de projeto de outsourcing da Itautec, completa que o ?Ponto Informatizado? é um serviço que tem como grande alvo as pequenas e médias empresas, que não possuem departamentos estruturados de TI.
Reposicionamento de mercado
O ?Ponto Informatizado? faz parte de uma nova estratégia da Itautec para aumentar sua receita no mercado de serviços, segmento que, segundo Bernardino, oferecerá as melhores oportunidades de negócios daqui para frente.
De acordo com o executivo, que a Itautec começou a explorar o nicho de outsourcing há cerca de um ano e meio, mas não possuía uma operação estruturada. Há dois meses, a empresa montou um time de especialistas em projetos e criou cinco ofertas, incluindo a terceirização de TI sob demanda.
Uma dessas ofertas é o ?Correspondente Bancário?, que envolve a implantação de terminais para transações financeiras dentro de estabelecimentos comerciais. Bernardino diz que a fabricante vai oferecer esse serviço para bancos e que os contratos não se restringem ao Itaú.
Essa oferta será oferecida no modelo de BPO (Business Process Outsourcing), pelo qual a Itautec cuidará do desenvolvimento dos aplicativos que vão rodar nos terminais e implantação e manutenção das máquinas.
A fabricante será responsável também pelos links de comunicação e poderá até hospedar os aplicativos que se connectam com o mainframe do banco em seu datacenter, que está sendo ampliado para atender os que tiverem essa necessidade.
O serviço já conquitou um banco, cujo nome não foi revelado, que conta com 600 terminais instalados pela Itautec. Bernadino estima fechar 2006 com a implantação de 5 mil ?Correspondentes Bancários?.
A fabricante oferece ainda serviços terceirizados de monitoramento e manutenção de ATM para o segmento financeiro. A companhia está se preparando para também cuidar da parte de abastecimento de dinheiro dos caixas eletrônicos em parceria cm empresa de transporte de valor.