Você pode estar se perguntando: O que é o Dia do Administrador de Sistemas? Nos últimos 15 anos, a última sexta-feira de julho tem sido um dia dedicado a todos aqueles que tornam o trabalho de todo mundo mais fácil, garantindo que as necessidades de TI sejam atendidas e que tudo funcione perfeitamente. Sim, os administradores de sistemas – os chamados SysAdmin – instalam e mantêm tudo funcionando, desde LANs a WANs até internet e intranet, mas você provavelmente os conhece como a primeira pessoa a ser chamada quando o seu computador trava ou você não consegue acessar seus e-mails.
Desafios diários
Enquanto o conceito do BYOD (Bring Your Own Device) e o aumento da disponibilidade de aplicativos de produtividade têm como objetivo facilitar a vida do funcionário, todos estes parâmetros adicionais precisam ser monitorados para garantir a segurança e o tempo de atividade – o que significa mais trabalho para o SysAdmin.
Embora a tecnologia de hoje tenha seus desafios, geralmente são os usuários que tornam o trabalho dos SysAdmin mais desafiador. Como a maioria das empresas têm empregados com diferentes níveis de conhecimento em TI, muitas vezes, os administradores recebem pedidos urgentes que podem ser resolvidos de um jeito simples, reiniciando o computador ou adicionando novas baterias. Tenho que admitir que já fiz pedidos desse tipo antes e talvez você também!
No entanto, apesar dos nossos pedidos diários, os SysAdmin não recebem o crédito que merecem. Se tudo está correndo bem, muitas vezes nem pensamos neles. Se um malware ou spyware segue seu rumo em direção à rede, ele pode destruir todo o sistema. Ou então, se o seu PC deixa de funcionar por um tempo considerável, ele afeta a produtividade. Sem a intervenção do administrador de sistemas, a inatividade pode resultar em um prejuízo financeiro significativo para a empresa. Da mesma forma que hoje é o dia de enviar um e-mail de agradecimento ao seu SysAdmin, eles trabalham duro para serem reconhecidos em apenas um dia.
O que os SysAdmin realmente querem
Bolo e cartões são bem-vindos, mas o que eles realmente querem são ferramentas que facilite suas vidas. Uma ferramenta de gestão de TI é um exemplo de solução que reduz a carga de trabalho e, certamente, deixará os SysAdmins felizes o ano todo. Eis aqui algumas vantagens sobre o que estou me referindo:
– Controle proativo de dispositivos – Partes de um sistema, como a saúde de um disco rígido, a CPU e o uso de memória são checadas automaticamente em intervalos específicos e o SysAdmin é avisado quando um determinado parâmetro é ultrapassado. Alertas proativos significam que os problemas podem ser resolvidos rapidamente, e muitas vezes antes que causem impacto à qualidade do desempenho, dando paz de espírito aos SysAdmins.
– Visualizar todos os ativos implementados em poucos segundos – Como já discutido antes, cada vez mais os dispositivos estão sendo conectados a uma rede, e os SysAdmins precisam visualizar esses endpoints. Com uma solução de gerenciamento de ativos, um usuário pode gerar relatórios referente a todo o hardware e software, bem como a versão do software e quando ele foi instalado ou modificado pela última vez. Para os SysAdmins, estes relatórios facilitam o rastreamento do hardware e eliminam os riscos inerentes do uso de software desatualizado – especialmente quando os funcionários, muitas vezes, ignoram aqueles pop-ups irritantes, perguntando se querem instalar a versão mais recente.
– Proteção dos dispositivos contra softwares maliciosos – Os SysAdmins podem descansar em paz ao saberem que estão sendo feitos scans automáticos, que buscam ameaças como vírus, trojans, rootkits e spywares 24 horas por dia. Se algo fora do comum for detectado, ele será encaminhando para a quarentena e imediatamente será gerado um alerta.
Aproveite agora para agradecer seu SysAdmin e dê uma olhada neste vídeo divertido, do ITbrain.
Kornelius Brunner, diretor de Gerenciamento de Produtos da TeamViewer.