Um novo estudo da Openet, divulgado nesta semana, entrevistou 1.500 consumidores em todo o Reino Unido, EUA, Brasil e Filipinas sobre suas percepções de empresas de serviços digitais e operadoras de telefonia móvel e constatou que a confiança do consumidor está abalada, ao revelar que 76% deles planejam aumentar as configurações de privacidade das contas digitais.
Oitenta e sete porcento dos consumidores entrevistados não acreditam que vender dados para terceiros seja uma prática comercial aceitável e 86% querem mais transparência em relação às práticas de uso de dados
O relatório aponta que 56% dos consumidores entrevistados agora veem sua operadora como mais confiável do que uma empresa de serviços digitais. E apesar da diminuição da confiança entre os nativos digitais, as operadoras móveis não estão sujeitas ao mesmo destino. Mais da metade dos consumidores pesquisados agora confia mais em seus operadores do que em empresas de serviços digitais, citando a proteção histórica de seus dados como a principal razão para isso. Mais de 90% (92%) disse que estaria aberto a usar serviços digitais fornecidos por operadoras de telefonia móvel, desde que sejam transparentes sobre os processos de dados.