Pesquisa divulgada pela Avanade mostra que líderes empresariais globais acreditam que podem obter 17% de retorno sobre o investimento (ROI) nos próximos 12 meses, transformando digitalmente suas organizações. No entanto, embora 92% dos entrevistados tenham citado a transformação digital entre suas três principais prioridades, 43% relataram que "a fadiga da transformação digital" está afetando significativamente seu progresso.
A pesquisa da Avanade destaca as barreiras à transformação digital nas empresas: 80% não podem tomar decisões embasadas; 46% citaram a dificuldade de contratar e treinar pessoas com habilidades digitais corretas; 40 por cento mencionaram a dificuldade de integração entre tecnologias antigas e novas; e 35% disseram que modernizaram sistemas legados.
"Não há uma fórmula para o sucesso na jornada da transformação digital, já que as empresas não começam todas no mesmo ponto. Cada um tem seu próprio conjunto exclusivo de desafios a serem superados ao longo do caminho ", disse Gord Mawhinney, líder global de Aplicativos de Negócios da Avanade.
"A Avanade identificou três dimensões-chave que acreditamos que as organizações devem abordar para concluir com sucesso sua transformação digital: inovação, eficiência e experiências. As empresas que atingem a maturidade em todos os três colherão os maiores retornos. As descobertas de nossa pesquisa indicam isso".
Alinhados à cultura da inovação, 88% dos entrevistados disseram que precisam adicionar inovação aos sistemas de negócios para permitir agilidade e melhoria contínua. A maioria deles (84%) disse que é preciso, também, investir em inteligência artificial.
Em termos de eficiência, 78% dos entrevistados reconheceram que a inteligência artificial (IA) é frequentemente adotada sem considerar como integrá-la aos sistemas legados – um desafio que os próprios entrevistados admitiram ter achado difícil. Além disso, 85% disseram que a integração entre a IA, suas fontes de dados e sistemas de negócios poderia ser melhor.
Do ponto de vista da experiência digital, 83% dos entrevistados disseram que os investimentos em experiência do cliente e experiência do funcionário devem ter igual prioridade. E, de fato, 82% disseram que os investimentos em CX e EX devem vir antes dos investimentos em IA, enquanto 80% disseram que a cultura empresarial e as pessoas são os maiores pontos de sucesso ou fracasso de uma companhia.
"A chave para os clientes satisfeitos é fazer da inteligência artificial parte do DNA da empresa. Isso permite que a organização seja mais bem-sucedida e que os funcionários sejam mais produtivos e eficazes ", disse Simon Thomas, chefe global de dados e inteligência artificial da Avanade.
Ainda de acordo com a pesquisa da Avanade, 94% dos que investiram em tecnologias inteligentes acreditam que a automação inteligente e a análise preditiva proporcionarão o maior aumento nos resultados de negócios.
Em 05 anos 80% dos processos "feitos no papel"estarão extintos…