O ponto de presença do programa de inclusão digital Gesac, instalado no 61º Batalhão de Infantaria e Selva, do Exército, pelo Ministério das Comunicações, está possibilitando à população de Cruzeiro do Sul, no Acre, o acesso a cursos de Linux básico e outras atividades de informática. Os cursos tiveram início na quarta-feira (29/8) e estão sob a coordenação de uma unidade do Instituto Dom Moacyr: o Ceflora (Centro de Formação e Tecnologias da Floresta), localizado no Vale do Juruá acreano.
Segundo o Minicom, cerca de 240 pessoas serão beneficiadas por ano com os cursos. O processo seletivo para a escolha dos alunos leva em consideração a renda familiar dos inscritos, favorecendo as pessoas com menor poder aquisitivo. São 120 vagas para a sociedade civil e as outras 120 para os próprios militares. A carga horária dos cursos é de aproximadamente 80 horas e duram, em média, um mês.
De acordo com o coordenador-geral do Ceflora, Rafael Galdini, essa nova parceria vai contribuir para ampliar ainda mais o trabalho de inclusão digital pelo instituto na região que, desde 2006, já formou mais de mil pessoas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.
Para ampliar ainda mais os benefícios à população, o Ceflora vai montar turmas de alunos da rede pública com deficiência visual e auditiva. Serão usados programas e equipamentos específicos para a aprendizagem de alunos especiais.