A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), uma das maiores empresas de mineração e metais do mundo, sentiu algum tempo atrás que precisava tornar mais ágil o processo de contratação de serviços de desenvolvimento e manutenção dos seus sistemas de geoinformação (GIS, na sigla em inglês), bem como o atendimento das necessidades geradas pelos usuários desses softwares.
Diante desse cenário e do crescimento significativo de solicitações desses usuários para a implementação de manutenções corretivas e evolutivas dos sistemas, a CVRD identificou a necessidade de concentrar o atendimento dos seus fornecedores de soluções GIS em um modelo unificado. Tal modelo definido foi o de fábrica de software.
A companhia contratou a Imagem, empresa de soluções GIS, para que pudesse montar a operação ideal necessária para promover a associação entre as funcionalidades dos diferentes módulos dos sistemas GIS e unificar suas bases de dados geográficos. O contrato com a Imagem também prevê a disponibilidade imediata de equipes multidisciplinares de GIS, tornando a capacidade produtiva, flexível e escalável.
?O contrato na modalidade de fábrica de software estabeleceu uma parceria de longo prazo entre a CVRD e a Imagem na área de projetos de TI. Isso possibilita que a equipe conheça mais sobre o negócio da companhia e as características de seu ambiente tecnológico. Além disso, a duração do ciclo de abertura e iniciação de novas demandas foi reduzida drasticamente, atendendo os anseios dos nossos clientes internos?, afirma Raphael Carneiro, gestor de projetos de TI da CVDR.
De acordo com a coordenadora de geoinformação da Gerência de Exploração Mineral Ferrosos da CVDR, Patrícia Procópio, com a fábrica de software, o sistema GIS Mineral vem finalmente adquirindo o porte e a conformação que a companhia necessitava há tempos, uma vez que vinha sofrendo com os problemas comuns das implementações corporativas. ?Atualmente, novas oportunidades de usufruir as potencialidades da tecnologia GIS despontam na CVRD, principalmente para nós, do departamento de ferrosos. Pretendemos nos próximos meses consolidar o geodatabase do GIS Mineral no âmbito corporativo, ampliar a utilização de imagens digitais com a implantação do Image Server e consolidar a utilização da tecnologia GIS nos dispositivos móveis dos técnicos e geólogos que atuam em campo?, ressalta ela.
A Imagem, segundo os executivos da CVRD, foi escolhida pela grande experiência em desenvolvimento e manutenção de sistemas complexos de GIS e pela cultura sistemática de processos e controles padronizados, comprovados através das certificações nacionais e internacionais, além das melhores práticas do CMMi e do PMBoK utilizadas pela equipe da fábrica.
Pesou também na escolha, a disponibilidade imediata de uma equipe multidisciplinar de desenvolvimento de software, com experiência na plataforma GIS Flexibilidade, além da garantia de ganhos em produtividade no desenvolvimento de software GIS por meio de um acordo de nível de serviço (SLA) com prazos para apresentação de propostas, taxa de entrega de produtos e indicadores de qualidade.
Presente em 13 estados brasileiros e em cinco continentes, a CVRD opera mais de 9 mil quilômetros de malha ferroviária e dez terminais portuários próprios. Líder na produção e exportação de minério de ferro e pelotas, a companhia é uma importante produtora global de concentrado de cobre, bauxita, alumina, alumínio, potássio, caulim, manganês e ferroligas, e prepara-se para iniciar a produção de níquel.