A produção industrial brasileira cresceu 2,2% na comparação de julho com junho deste ano, sendo que o setor de material de escritório e equipamentos de informática foi um dos destaques, apurando incremento de 12,1% no período, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entretanto, em relação a julho de 2008, o resultado da produção industrial do Brasil em julho deste ano representou recuo de 9,9%, e um dos principais segmentos que contribuíram para essa queda foi o de material eletrônico e equipamentos de comunicações, o qual registrou declínio de 28,1% na mesma base de comparação. Um dos itens de destaque negativo foi o de celulares, que em julho deste ano teve produção 17,6% inferior a do mesmo mês de 2008.
Quando analisado o acumulado dos sete primeiros meses deste ano, a produção nacional obteve decréscimo de 12,8%. Nesse período, o setor de material eletrônico e equipamentos de comunicações foi o que apresentou o maior declínio, com uma produção 38,3% menor ante a realizada nos primeiros sete meses de 2008.
- Cenário em recuperação