AES Tietê investe em sistema para manutenção de hidrelétricas

0

A AES Tietê, empresa de geração de energia do Grupo AES Brasil, está investindo na implantação de um sistema inteligente para controlar e monitorar suas usinas hidrelétricas, o DCS (sigla em inglês de Distributed Control System). O novo Sistema de Controle Distribuído é capaz de prever possíveis problemas e indicar soluções adequadas e eficazes.

No caso de uma variação irregular na medição de algum componente da máquina, por exemplo, o sistema consegue filtrar informações falsas e verdadeiras e indicar a raiz do problema, diminuindo o tempo de manutenção das máquinas. Outra característica especial do DCS é sugerir uma solução para o problema detectado.

“A nova tecnologia possibilita que o sistema de automação da máquina se proteja rejeitando medidas falsas enviadas por um sensor com problemas. O DCS emite um alerta para o operador sobre a falha na medição e mantém a máquina funcionando. Antes, um problema como esse poderia parar uma turbina sem mesmo notificar ao operador o motivo do bloqueio”, explica Wagner Ciarelli, engenheiro responsável pelo projeto na AES Tietê.

Ele afirma que o DCS é uma tendência mundial. “Com o sistema, aumentamos o tempo de disponibilidade da máquina, e consequentemente a usina irá gerar energia por um período maior”, destaca.

Além das melhorias na operação, haverá alterações visíveis na estrutura das usinas. Saem de cena os grandes painéis de controle analógicos, com muitos botões e luzes, e entram no lugar telas de computadores, mais fáceis de operar.

Tudo poderá ser acompanhado via internet no tablet ou celular dos gestores e operadores da usina. “Essa mobilidade auxilia no controle já que os responsáveis terão informações em tempo real em todos os lugares que estiverem”, comemora Ciarelli.
A primeira usina a contar com o sistema é a unidade de Caconde, que já possui uma de suas turbinas modernizadas e outra em processo de modernização.

A Usina Limoeiro, em Mococa, também passa a contar com a melhoria. As usinas de Barra Bonita e Bariri estão sendo preparadas para receber o DCS ainda este ano. Em 2013, terá início a modernização da Usina Água Vermelha, maior unidade do grupo, localizada no Rio Grande em Ouroeste. A previsão é que nos próximos anos todas as usinas da AES Tietê tenham este novo sistema operando.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.