A empresa nacional de tecnologia KraftWeb espera que sua ferramenta DoaçãoWeb Eleições, lançada em 2010, ajude a deslanchar a prática de crowdfunding (financiamento colaborativo) na política brasileira. A empresa espera conquistar 300 clientes em todo o País nas eleições municipais deste ano, entre partidos políticos e candidatos, ao preço de R$ 1.750,00 pelo uso da ferramenta.
Mauro Zaide, sócio-diretor da KraftWeb, diz que o financiamento coletivo, se bem utilizado, pode influenciar decisivamente uma disputa eleitoral, viabilizar projetos culturais inovadores ou impulsionar projetos sociais, entre outros benefícios.
"Para isto, basta ter uma boa proposta e conseguir motivar o público pela rede, fazendo uso das diversas ferramentas disponíveis", diz ele.
O executivo explica que o doador acessa a página por um link no site do partido ou do candidato, preenche formulário, indica valor da doação e a forma de pagamento escolhida e recebe comprovante de doação eleitoral, de acordo com os padrões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
As listas de doadores e doações são mostradas em tempo real no site do partido político ou do candidato. Elas podem ser exportadas para relatórios e ficam disponíveis para download no layout definido pelo TSE para inclusão no SPCE (Sistema de Prestação de Contas Eleitorais).
A expectativa da KraftWeb é que a prática de doações colaborativas via web ganhem popularidade no Brasil, a exemplo do que já ocorre em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente Obama arrecadou US$ 533 milhões em doações pela internet, com uma média de US$ 80 por doador.