Química Amparo acelera em 30% tempo de análise de dados ao migrar sistema SAP para servidor IBM

0

Dobrar sua participação no mercado brasileiro de produtos de limpeza, atualmente estimada em 13%, nos próximos anos: essa foi a meta estabelecida pela Química Amparo, fabricante dos produtos da marca Ypê. Para identificar o melhor caminho para atingir esse objetivo, a empresa investiu em tecnologia. Ao migrar seus sistemas de gestão SAP HANA para a plataforma IBM Power Systems, em um projeto da consultoria de tecnologia Net Place, com apoio da Ingram Micro Brasil, a Química Amparo conseguiu agilizar em mais de 30% seu time-to-insight – tempo de elaboração e análise de dados para aplicação nos negócios-, além de reduzir o custo de propriedade e o tempo gasto na administração de servidores.

Com o crescimento da companhia nos últimos anos, e o consequente aumento do volume de dados, as aplicações SAP Business Suite usadas  para monitorar o desempenho de suas diversas linhas de negócios – que rodavam em múltiplos servidores x86 -, começaram a ficar mais lentas e atrasar relatórios analíticos. Para afastar a possibilidade de perda de competitividade, a empresa decidiu procurar um modo para incrementar sua capacidade de obter insights em menor tempo. Inicialmente, a empresa considerou a possibilidade de simplesmente fazer um upgrade dos servidores x86, mas logo percebeu que isso seria uma solução temporária e o problema poderia se repetir em longo prazo.

"Para ter acesso rapidamente a relatórios com volumes de dados em constante crescimento, nós precisávamos reforçar a capacidade dos nossos servidores. Antes tínhamos uma instalação de SAP HANA escalável baseada em servidores Intel x86, que envolvia manutenção e gerenciamento complexos e que consumiam muito tempo. Poderíamos continuar com esse modelo, comprando mais equipamentos e instalando novos racks em nosso data center para acomodá-los. Mas decidimos expandir nossa capacidade com apenas dois servidores IBM Power System E880, os quais foram virtualizados usando o software IBM PowerVM e rodando o sistema operacional SUSE Linux Enterprise Server for SAP Applications", conta Leandro Taveira da Silva, Gerente de TI da Química Amparo.

Como a empresa já tinha aplicações SAP HANA rodando em dois IBM PowerSystem E870, com esta solução a empresa consolidou toda sua instalação SAP na plataforma IBM Power. "Com o IBM Power podemos ativar processadores adicionais quando houver necessidade, pagando somente pela capacidade que precisamos. Além disso, temos menos máquinas físicas, e nossas contas de energia são mais baixas, e a manutenção e os serviços são incluídos no contrato. Descobrimos que, em cinco anos, os servidores Power têm um custo total de propriedade muito menor comparado à arquitetura x86", explica Silva.

No futuro, a Química Amparo pretende implantar o SAP Warehouse Management também em sua fábrica de sabão em pó, para aumentar a produtividade e acelerar as operações de distribuição, e está considerando o uso do sistema cognitivo IBM Watson para prever a demanda de vendas através de uma análise de dados de SAP, mídia social e relatórios de mercado. "As soluções IBM e SAP estão nos ajudando a encontrar e seguir as mais promissoras estradas para atingirmos a meta de dobrar nossa participação de mercado em poucos anos", finaliza Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.