A Arm Ltd, empresa de chips do Softbank, processou a Qualcomm Inc. por quebra de contrato e violação de marca, estabelecendo um confronto legal entre a empresa e um de seus maiores clientes.
O conflito está centrado na aquisição da startup de chips Nuvia Inc. pela Qualcomm no ano passado. Essa empresa desenvolveu designs de chips usando licenças da Arm e eles não podem ser transferidos para a Qualcomm sem permissão, de acordo com o processo aberto no Tribunal Distrital dos EUA em Delaware. As licenças da Nuvia foram encerradas em fevereiro depois que as negociações não chegaram a uma resolução, disse Arm.
A Qualcomm, com sede em San Diego, EUA, é a maior fabricante de processadores e modems usados em smartphones. Mas, como muitos outros na indústria de chips, ele conta com um conjunto de instruções da Arm, com sede no Reino Unido, uma empresa que criou grande parte da tecnologia subjacente para eletrônicos móveis.
"Como a Qualcomm tentou transferir licenças da Nuvia sem o consentimento da Arm, que é uma restrição padrão nos acordos de licença da Arm, as licenças da Nuvia terminaram em março de 2022", disse Arm em comunicado. "Antes e depois dessa data, a Arm fez vários esforços de boa-fé para buscar uma resolução."
Os representantes da Qualcomm não fizeram comentários sobre o processo.