A Espanha tem interesse no mercado brasileiro de cartões inteligentes. Essa foi a certeza que o presidente do ITI, Renato Martini, ficou após ter se reunido na semana passada com o presidente da Real Casa da Moeda, Sixto Heredia Herrera.
Atualmente, a Espanha está desenvolvendo projeto de instituir o documento nacional de identidade eletrônica, que consiste em um cartão inteligente (smart card) com um certificado digital. Segundo Martini, esse tipo de iniciativa amplia muito a possibilidade da prestação de serviços, tanto governamentais como privados, via internet.
Além de gerenciar a implantação da certificação digital, a Casa da Moeda espanhola também fabrica produtos de segurança, como os cartões inteligentes. Em reunião realizada com os dirigentes responsáveis pela produção de dispositivos de segurança, Diego Hernández Gallardo e Alberto Sánchez Bermejo, foi discutida a possibilidade da entrada da produção espanhola no mercado brasileiro.
Segundo Martini, a proposta inicial é que os produtos sejam inicialmente homologados pelo sistema brasileiro, LEA, tornando-os disponíveis e plenamente interoperáveis com o sistema da ICP-Brasil.