Será lançada dia 13 de novembro a Associação de Telecentros de Informações e Negócios (ATN), que já nasce com a participação de 2 mil telecentros espalhados pelo Brasil. A previsão da nova entidade é que esse total deve chegar a 3 mil em 2007. Hoje, esses telecentros têm como uma de suas missões promover de forma auto-sustentável a inclusão digital de pequenas e médias empresas. Essa sustentabilidade é obtida através de parcerias formadas entre empresas de vários setores, como tecnologia (hardware e software), telecomunicações, educação, bancos, corretoras, seguradoras, etc., que se utilizam dos telecentros como canal de distribuição de seus produtos e serviços para pequenas e médias empresas. A ATN está sendo criada para articular essas parcerias para toda a rede.
No lançamento da entidade, a ATN apresentará às empresas convidadas como fazer parte deste processo. Além de fortalecer e incentivar a realização dos negócios das empresas, a associação tem como objetivo incentivar o uso da tecnologia e comunicação na obtenção de financiamentos, aumento das vendas, compras mais rentáveis, realização de cursos, melhoria na administração e aumento nos lucros.
Nos telecentros, as empresas podem obter informações sobre o governo, bancos, fornecedores e parceiros, novos mercados, novas tecnologias, compras, vendas, controle de estoques, cadastro de clientes, cadastro de fornecedores, contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, cálculo do simples, contabilidade, comércio eletrônico, ou então ter acesso à elaboração e impressão de documentos, correio eletrônico, hospedagem, alfabetização digital, treinamento de usuários e colaboradores, uso de tecnologia de ensino à distância, treinamento para gestores e curso para suporte em microcomputadores.