BB deve economizar R$ 90 milhões com software livre, diz especialista

0

O Banco do Brasil (BB) deve economizar cerca de R$ 90 milhões no período de 2000 a 2010, com a adoção de programas de software livre. A estimativa foi apresentada pelo o especialista em sistemas de informação livres Ulisses de Sousa Penna, responsável pela área de tecnologia do banco, durante a 5ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2008), em Foz do Iguaçu.
A projeção feita pelo executivo mostra a economia obtida pelo banco com o uso de ferramentas e soluções livres como o Linux, Solaris e o Open Office, versão do Office, da Microsoft, entre outros programas.
Segundo Penna, a economia aparece com a redução de despesas com o pagamento de licenciamentos anuais para o uso dos aplicativos e gastos com manutenção periódica dos programas, sem falar na necessidade da atualização freqüente das ferramentas tecnológicas adotas pela empresa.
Ele apresentou, durante palestra, toda a evolução do processo de implantação de sistemas de software aberto pelo Banco do Brasil, desde 2000, quando a instituição aderiu ao primeiro modelo, o Proxy Linux, para o controle de acesso à internet. Hoje, mais de 60% dos programas usados pelo banco são Linux. "Queremos totalizar as operação com softwares livres nas próximas décadas dentro de um planejamento estratégico", informou Penna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.