A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 31, que vai lançar no início do ano que vem um kit para desenvolvedores de software interessados em novas aplicações para o Kinect, seu sensor de movimentos utilizado no videogame Xbox. A ideia é utilizar o eletrônico para fins comerciais e até na área de saúde, como, por exemplo, para auxiliar em procedimentos médicos a distância. Em junho, a empresa já havia lançado um pacote para desenvolvedores com fins não comerciais.
Desde o lançamento do produto há um ano, a Microsoft vem trabalhado com mais de 200 empresas em um programa piloto para explorar as possibilidades comerciais do Kinect. Com o novo kit para desenvolvedores, a ela busca “dar às empresas globais as ferramentas que elas precisam para desenvolver aplicações do Kinect para levar seus negócios e indústrias a novas direções”.
O dispositivo custa US$ 149 e tem sido utilizado em projetos independentes em hospitais e universidades. A empresa não revelou quanto será investido para explorar o potencial comercial do Kinect.