Desenvolvedores de software agora podem ter acesso às APIs (interfaces de programação de aplicativos) públicas da plataforma MercadoLivre e criar soluções complementares ao seu ecossistema
O grupo de e-commerce, composto pelas unidades de negócio MercadoLivre.com, MercadoPago, MercadoLivre Classificados, MercadoSocios, MercadoLivre Adverstising e MercadoShops, informou hoje, 31, que concluiu o processo de abertura de sua plataforma.
Como parte da medida, a empresa colocou no ar um site para que desenvolvedores web tenham acesso às APIs. O endereço contém tutoriais e conteúdos diversos de programação.
Helisson Lemos, diretor do MercadoLivre no Brasil, diz que a iniciativa de abrir a API para criação de soluções locais é um fato inédito e único no e-commerce brasileiro e latino-americano.
"As possibilidades de novos negócios, melhorias de processos e adaptações são enormes, uma vez que a criação de aplicativos e softwares específicos possibilitam a total integração de lojas virtuais de médias e grandes empresas às funcionalidades de nossa plataforma", diz.
Iniciada em meados de 2011, a abertura do MercadoLivre já resultou no desenvolvimento, por parceiros, de aplicativos para smartphones e tablets.
Outro movimento da estratégia de abertura foi a integração com a loja varejista Bebê Store que, em agosto último, passou a comercializar seus produtos simultaneamente no próprio site e no MercadoLivre.com.