Foco no cliente não tem data de validade

0

O setor de consumo continua a enfrentar constantes mudanças no cenário mundial. Vivemos um período de instabilidade nas economias e constante mudança nos hábitos de consumo, criando, dessa forma, preocupações e oportunidades de se diferenciar no segmento.

Segundo a recente pesquisa intitulada Consumer Executive – Top of Mind 2013" (Executivo do setor de consumo – Top of Mind 2013), realizada em conjunto pela KPMG internacional e o "Consumer Goods Forum (CGF)", um em cada cinco executivos do setor elege "a economia e as demandas dos consumidores" como a principal preocupação este ano, e mais de 40% colocam esse item como um dos três mais importantes em suas agendas.

Olhando para o Brasil, quando analisadas as expectativas de crescimento nas vendas para os próximos dois anos, o empresariado está otimista. Quarenta e quatro por cento dos executivos acreditam que aumentarão e apenas 6% não creem nessa possibilidade. Apesar das turbulências dos últimos anos, o País apresenta um cenário de crescimento e, com ele, mais pressão para as empresas contratarem e manterem talentos e pessoal especializado e encontrarem formas mais sustentáveis ??de gerir seus negócios. Assim, as principais preocupações do empresariado direcionam-se à busca de profissionais especializados/recursos humanos, melhoria de produtividade e à responsabilidade corporativa.

Para que essa expectativa de avanço torne-se realidade é necessário que o foco esteja voltado aos clientes. As empresas têm reconhecido o poder e a influência do consumidor. Por isso, o objetivo é trabalhar com o cliente e atender às suas necessidades, ao invés de apenas tentar influenciá-lo.

Para capturar a importante atenção do consumidor em meio à feroz competição, as empresas de varejo buscam formas de diferenciação e perpetuidade, sendo que muitos voltam seus olhos para capitalizar seu comércio por intermédio da internet e dispositivos móveis, dentre eles smartphones e tablets. A aceitação crescente da Web como um meio de compras torna-se um desafio e uma oportunidade para os varejistas. Ao compreender e alavancar o poder das mídias digitais e sociais, as empresas podem integrar suas estratégias on-line a suas vendas, possibilitando maximizar retornos financeiros.

Hoje, o consumidor, além de mais esclarecido e antenado, possui recursos tecnológicos que o ajudam a comparar preços e qualidade, em tempo praticamente real, e a influenciar sua rede de contatos e o mercado. Como resultado dessa nova realidade do mercado, os consumidores estão exigindo mais de tudo. Estas expectativas, juntamente com o aumento dos preços dos insumos, cadeias de suprimentos e regulação complexas e concorrência, criam diversos desafios no caminho do crescimento sustentável das empresas.

O mundo do varejo está sempre oscilando devido, principalmente, à evolução da tecnologia e alterações econômicas, demográficas e etárias. Apesar dessa montanha-russa, existem fatores estáveis e que sempre estarão no topo das agendas dos executivos. Ter bons produtos e custos baixos com um foco constante no cliente é prática crucial e sem data de validade.

O velho ditado de que o cliente tem sempre razão é, mais do que nunca, uma verdade incontestável!

Paulo Ferezin é diretor da KPMG e líder para a área de varejo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.