O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) adquiriu licenças de uso perpétuo e os serviços de renovação de garantia, manutenção e suporte técnico do fabricante para plataforma de virtualização adotada no Data Center do Estado, que fica na sede da autarquia, em Vitória.
O investimento tem como um dos principais objetivos manter a disponibilidade de portais, do correio eletrônico e de sistemas utilizados pelos órgãos estaduais, como o e-Docs (trâmite de documentos e processos de forma eletrônica), o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), o DetranNet, entre outros serviços digitais.
Essa aquisição também é importante para expandir a capacidade de processamento do Data Center do Estado, o que será fundamental para suprir as demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de órgãos públicos. Outro benefício é melhorar o desempenho de aplicações em virtude das atualizações tecnológicas.
"Como estamos registrando uma demanda elevada por serviços de TIC pelos órgãos atendidos pelo Data Center, o investimento vai contribuir para aumentarmos a nossa capacidade de virtualização de servidores. Assim, teremos mais condições de manter um atendimento de alto nível", explicou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.
O Data Center do Estado tem como uma das principais vantagens proporcionar uma disponibilidade de quase 100% dos dados armazenados, o que o torna uma referência no setor público de TIC. Para manter as informações dos órgãos estaduais protegidas, o ambiente tem uma sala cofre de 159 metros quadrados, que tem mecanismos contra incêndio, roubo, vandalismo e inundações. Além disso, conta com dois geradores que garantem o funcionamento, mesmo com a falta de energia por um longo período.