Data Center do Estado do ES vai expandir serviços de virtualização

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) adquiriu licenças de uso perpétuo e os serviços de renovação de garantia, manutenção e suporte técnico do fabricante para plataforma de virtualização adotada no Data Center do Estado, que fica na sede da autarquia, em Vitória.

O investimento tem como um dos principais objetivos manter a disponibilidade de portais, do correio eletrônico e de sistemas utilizados pelos órgãos estaduais, como o e-Docs (trâmite de documentos e processos de forma eletrônica), o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), o DetranNet, entre outros serviços digitais.

Essa aquisição também é importante para expandir a capacidade de processamento do Data Center do Estado, o que será fundamental para suprir as demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de órgãos públicos. Outro benefício é melhorar o desempenho de aplicações em virtude das atualizações tecnológicas.

"Como estamos registrando uma demanda elevada por serviços de TIC pelos órgãos atendidos pelo Data Center, o investimento vai contribuir para aumentarmos a nossa capacidade de virtualização de servidores. Assim, teremos mais condições de manter um atendimento de alto nível", explicou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

O Data Center do Estado tem como uma das principais vantagens proporcionar uma disponibilidade de quase 100% dos dados armazenados, o que o torna uma referência no setor público de TIC. Para manter as informações dos órgãos estaduais protegidas, o ambiente tem uma sala cofre de 159 metros quadrados, que tem mecanismos contra incêndio, roubo, vandalismo e inundações. Além disso, conta com dois geradores que garantem o funcionamento, mesmo com a falta de energia por um longo período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.