Schneider Electric divulga pesquisas que revelam lacunas nas ações de sustentabilidade em empresas de tecnologia

0

A Schneider Electric anuncia três estudos com foco em sustentabilidade em operações de Tecnologia da Informação (TI) e data center realizados, separadamente, com a 451 Research, a S&P Market Intelligence, Forrester Consulting e a Canalys. 

O documento da Forrester Consulting concentrou-se em colocation e descobriu que, para 73% dos entrevistados, a sustentabilidade é a segunda prioridade geral, mas apenas 33% dizem que suas organizações criaram um plano estratégico de sustentabilidade. Algo que, em conjunto com os outros levantamentos feitos pela Schneider Electric, indicam uma desconexão entre intenção e ação, demonstrando que a maior parte do setor ainda está no estágio inicial da jornada de sustentabilidade. 

Os analistas do setor de cada consultoria coletaram dados de quase 3 mil participantes globais, incluindo os maiores provedores de colocation e nuvem, de soluções de TI e profissionais da área em vários segmentos e tamanhos de organização. O documento da 451 Research revelou que as organizações empresariais acreditam que seus programas de sustentabilidade são mais avançados do que realmente são, pois "as avaliações de maturidade de quase metade (48%) dos entrevistados não corresponderam a uma resposta anterior".

A pesquisa da Canalys determinou que os parceiros de canal de TI estão investindo em estratégias de sustentabilidade, mas lutam para traduzir o investimento em ação e, por isso, não possuem uma resposta clara sobre como atingir tal objetivo. Com 61% com pessoal dedicado à sustentabilidade, apenas um terço estabeleceu metas ESG.  

"A pesquisa demonstra claramente que, em todo o setor de data center e TI, há uma lacuna de ação de sustentabilidade – a intenção parece estar lá, mas falta ação", apontou Pankaj Sharma, vice-presidente executivo das divisões de Secure Power da Schneider Electric. "É claro que os profissionais do segmento entenderam e tomaram medidas para abordar o tema. Mas o que nos falta, com algumas exceções, são planos de ação abrangentes e apoiados e metas mensuráveis para criar a mudança necessária para enfrentar a crise climática." 

  • 451 Relatório Especial de Pesquisa: Sustentabilidade na borda – A lacuna entre planos corporativos e programas de sustentabilidade para TI central e distribuída. O documento pesquisou mais de 1.150 médias e grandes empresas em todo o mundo, representando mais de 20 verticais e seus esforços de sustentabilidade com recursos de TI distribuídos. 

Os analistas determinaram que muitas companhias acreditam que estão mais adiantadas em sua jornada sustentável do que realmente estão. Para esse grupo, o principal impulsionador do tema é o valor do negócio e as empresas começam medindo o uso de energia e depois expandem para outras métricas e ferramentas. Os maiores desafios em sua jornada incluem otimizar o uso de energia, seguido pela obtenção de dados e métricas consistentes (para líderes/companhias avançadas) e falta de pessoal qualificado (para organizações iniciantes). 

  • O documento de liderança de pensamento da Forrester Consulting: Reimagine a estratégia de colocation com Sustentabilidade Front of Mind. Os pesquisadores entrevistaram 1.033 tomadores de decisão globais de sustentabilidade em todo o mundo com o objetivo de explorar os drivers do tema no setor. O estudo também explorou os principais desafios para os players e onde eles estão investindo mais em toda a pilha de tecnologia.
     

O documento descobriu que as organizações não têm uma estratégia abrangente e forte para os programas de sustentabilidade, com apenas 33% dizendo que sua empresa criou um plano estratégico na área. O estudo determinou que, no futuro, uma peça-chave do sucesso dessa jornada será encontrar o parceiro certo. Também descobriu que as companhias que contrataram uma consultoria externa como parte de suas iniciativas têm 33% mais chances de ter alta maturidade. 

  • Canalys: Como os parceiros podem desenvolver estratégias de sustentabilidade?  procurou entender a prontidão do ecossistema global de canais de TI, pesquisando 500 provedores de soluções. A pesquisa define a prontidão e o papel dos canais no ecossistema mais amplo. 

A Canalys descobriu que 60% dos pesquisados têm recursos dedicados de Social, Ambiental e Governança (ESG) e 40% esperam receita de soluções de sustentabilidade. Enquanto os parceiros de canal de TI estão investindo em estratégias sustentáveis, eles lutam para traduzir isso em ação, de acordo com o eBook. A pesquisa de mercado valida a necessidade de práticas e soluções de ponta a ponta entregues pelos fornecedores de tecnologia. 

Estudos são divulgados na íntegra e discutidos no Innovation Summit Las Vegas 

Os três estudos foram divulgados na íntegra no Schneider Electric Innovation Summit em Las Vegas. O Relatório Especial 451 Research foi o foco de um painel de discussão na cúpula, que destacou a digitalização e a aceleração da sustentabilidade, eficiência e confiabilidade. O evento é uma oportunidade para os profissionais do setor aprenderem sobre a tecnologia por trás dos data centers de carbono zero e ouvir o que colegas e especialistas estão fazendo para executar estratégias. O Innovation Hub apresentou produtos, softwares e soluções recém-lançados, como: 

  • Sustainability Business, que emprega mais de 2 mil consultores de sustentabilidade que apoiam os clientes com definição de metas, construção de estratégias de sustentabilidade, aquisição de energia renovável, avaliação de opções de energia, descarbonização de suas cadeias de suprimentos e ganhos de eficiência nas operações. 
  • Ofertas de desempenho sustentável por design – a Schneider Electric aproveita o EcoDesign, um programa que incorpora o desempenho sustentável na raiz do processo. Os produtos com alto desempenho ambiental são reconhecidos pelo selo Green Premium™. 
  • Portfólio de gerenciamento de infraestrutura de data center moderno (DCIM) para sustentabilidade – EcoStruxure IT, um portfólio abrangente de software e serviços para data center, TI híbrida e infraestrutura de computação de ponta, que permite monitoramento e gerenciamento remoto seguro, planejamento e modelagem e ajuda as empresas a superar seus desafios na área.  
  • Sustentabilidade por meio da Parceria do Futuro – um ecossistema colaborativo integrado de provedores de soluções de TI simplifica a implantação e o gerenciamento de soluções na borda para os clientes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.