Inovação e disrupção: como uma corporação global permanece à frente da curva

0

Toda companhia que assume a liderança em sua área de atuação, carrega em sua essência fortes valores que norteiam sua jornada e permitem manter esse posicionamento de mercado. Por aqui, onde um dos nossos mais fortes pilares é determinado pela sustentabilidade, todas as estratégias de inovação corporativa giram em torno dessa premissa. É desta forma que buscamos, continuamente, caminhos para aprimorarmos nosso portfólio de soluções, que promovam a economia circular, a fim de atingirmos a meta Net Zero Carbon até 2050.

Tomando consciência deste grande desafio e com a percepção de que nenhuma história se constrói sozinha, buscamos o apoio do ecossistema das startups e todo o potencial de disrupção que esses negócios carregam em sua razão de existir. Para irmos além em nossas iniciativas, precisávamos unir nossa experiência e poder de escala global com o potencial disruptivo de negócios que, muitas vezes, só carecem de uma oportunidade de aceleração para colocar uma ideia genial em prática.

E foi desta forma que nasceu o AD Stretch, primeiro programa de aceleração de negócios para o ecossistema de startups da indústria de rótulos e etiquetas, destinado a estabelecer parcerias com os negócios mais inovadores para resolver os desafios regionais da cadeia que fazemos parte. Juntos, embarcamos em uma jornada que tem nos permitido cada vez mais conectar consumidores e marcas por meio de novas experiências e criar cadeias de valor cada vez mais sustentáveis, responsáveis e eficientes. Tudo isso a partir do desenvolvimento de materiais e embalagens inteligentes, circulares e de baixo carbono; soluções com conteúdo renovável e reciclado, que permitam a reciclagem e explorem a reutilização.

Para que esta grande iniciativa tomasse forma e pudesse alcançar todo esse poder de escala aos negócios, contamos, especialmente, com a cultura de inovação que já está bastante permeada entre nossas equipes. Como parte da excelência e execução em alto nível, entendemos que a abertura para experimentação deve existir, precisamos apenas aprender a lidar com os riscos de maneira antecipada, abordando-os proativamente. Para que isso aconteça de forma natural, cuidamos, também, para que nosso ambiente de trabalho seja psicologicamente seguro e encorajador, onde as pessoas que fazem parte do negócio se sintam incluídas e possam testar novas ideias continuamente. Em um ambiente onde todas as vozes são ouvidas, nos mantemos abertos a tudo o que é novo.

Olhando pelo lado prático, o que mais fortalece nossa jornada de experimentação, é o engajamento, a motivação e a proatividade, quando estimulamos nossos colaboradores em equipes diversas e não hierárquicas para que aprendam metodologias ágeis e possam aplicá-las no dia a dia de suas funções. Um ambiente que opera em total sintonia com o programa de inovação aberta e aceleração que desenvolvemos com o AD Stretch e potencializa ainda mais o resultado das ações propostas e desenvolvidas por cada colaborador.

É assim que alcançamos um perfeito equilíbrio entre as tarefas comuns, realizadas no dia a dia, e a possibilidade de que cada um contribua com grandes insights – seja internamente ou nos demais programas de inovação – para estarmos sempre um passo adiante para empreender novas ideias.

Isabela Galli, vice-presidente e gerente geral da Avery Dennison na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.