A Fazendão é uma das maiores empresas do agronegócio da região central do Brasil e seu maior comodities é o plantio e extração da soja que recebe e armazena os grãos, além de industrializá-lo. A companhia iniciou suas operações em 2004 com uma pequena loja e atualmente é uma indústria que hoje extraí 1.500.000 toneladas de soja, 800.000 toneladas de farelo de soja, 220.000 toneladas de óleo degomado e 200.000 toneladas de milho, empregando mais de 700 colaboradores em três estados (Tocantins, Mato Grosso, Roraima, Goiás e Pará) e tem capacidade para armazenar 210 mil toneladas.
Antes, o grupo tinha um ERP voltado exclusivamente para o agronegócio e com a sua expansão progressiva, os executivos tinham como desafio inovar a gestão de processos para um ERP na nuvem mais moderno e robusto. E a escolha foi objetiva: adotaram o RISE with SAP para ter uma eficiência operacional e processos mais otimizados. A confiabilidade e conformidade de dados também foram vitais para que a realizassem um planejamento de ingressar na principal Bolsa de Valores do Brasil, a B3, aumentando o nível de governança.
O projeto durou um pouco mais de 12 meses e a solução entrou em produção em janeiro deste ano que já entrega processos mais ágeis e eficientes, impactando todo o time interno e refletindo até em seus clientes, pois a emissão de notas fiscais para a liberação de caminhões também está mais rápida.
"O RISE com SAP trouxe uma transformação significativa para nossa operação, que lida com mais de 8.000 caminhões mensalmente. A otimização dos processos internos com o SAP não apenas aumentou a velocidade, mas também a confiabilidade, impactando diretamente a percepção dos nossos parceiros caminhoneiros, que agora têm uma experiência mais fluida e eficiente ao carregar no Fazendão", afirma Julio Oliveira, gerente de TI e Inovação da empresa.
O fechamento fiscal também teve um desempenho muito satisfatório. Atualmente, a Fazendão conclui em cinco dias um processo que anteriormente encerrava em até 15 dias, uma média 70% por cento mais rápido para gerar os resultados. A utilização do RISE with SAP teve aumento de quatro vezes mais acessos por ter um ERP Cloud. A mobilidade também foi apontada como ponto positivo que se tornou uma ferramenta que agiliza as tomadas de decisão da empresa.
Para o futuro, a Fazendão pretende avançar no SAP Analytics Cloud para ter análises preditivas, gerando as informações e dados mais estratégicos da empresa. A previsão é que o próximo provisionamento orçamentário em 2025 seja feito na solução.