O Facebook vai começar a cobrar pela publicidade que anunciantes executam na plataforma social por meio da ferramenta "Ofertas" (Facebook Offers).
Gratuito desde o seu lançamento, no começo deste ano, o "Ofertas" permite que varejistas e outros negócios enviem promoções para seus fãs na rede social. Os usuários reivindicam tais ofertas a partir do seu feed de notícias e resgatam os vouchers em lojas, para obter descontos.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o valor a ser cobrado dos anunciantes pelo serviço será calculado conforme as dimensões da página corporativa que a empresa mantém na plataforma de relacionamento.
Mas o valor mínimo, ao que tudo indica, foi estabelecido em US$ 5,00 por anúncio relacionado, exigido para promover cada oferta voltada aos fãs e aos amigos de fãs da empresa.
A decisão pela cobrança, conforme avaliam analistas de mercado, é mais um esforço do Facebook para aumentar as receitas e reforçar o preço das suas ações, que caíram 40% desde o seu IPO.
A rede social também adicionou funções ao serviço. O objetivo, segundo a companhia, é, de um lado, ajudar as pessoas a identificar as ofertas mais relevantes no feed de notícias, e de outro, permitir que empresários possam mensurar o grau de sucesso dessas ofertas.
Entre as novas funções, destaca-se a possibilidade de adição de códigos de barras para as ofertas, de forma que os clientes possam resgatá-las mais facilmente.
"Esta foi a função mais requisitada por empresários, pois permite que eles possam rastrear melhor os resultados de suas campanhas de ofertas", diz a empresa, em comunicado.
Outra novidade é que o "Ofertas", antes disponível apenas para empresas com instalações físicas, agora pode ser adquirido também por empresas virtuais.