As vendas do Apple Watch caíram 55% no segundo trimestre deste ano em razão do adiamento das compras por parte de potenciais consumidores devido a rumores de que a Apple fará uma atualização do relógio inteligente ainda neste ano, informa o último relatório da empresa de inteligência de mercado IDC.
Levantamento da consultoria aponta que a Apple vendeu 1,6 milhão de unidades entre abril e junho deste ano, abaixo dos 3,6 milhões de unidades registrados em igual período do ano passado. As vendas globais de smartwatchs caíram 32%, para 3,5 milhões de unidades.
A Apple se manteve na liderança do mercado, com 47% de participação, mas foi a única empresa entre os cinco maiores fabricantes de relógios inteligentes a registrar queda nas vendas. A Samsung, por exemplo, viu seu market share mais que dobrar, para 16% no período.
"Os consumidores têm adiado as compras do smartwatch da Apple desde o início deste ano, à espera de uma atualização do hardware e também do Watch OS, o sistema operacional da empresa que é utilizado em seu relógio inteligente, mas que não que não deve ocorrer neste ano, paralisando efetivamente as vendas dos relógios atuais", escreveu o analista da IDC, Jitesh Ubrani, no relatório. "A Apple ainda mantém uma vantagem significativa no mercado e, infelizmente, um declínio para a Apple leva a uma queda de todo o mercado."
O Apple Watch é o primeiro produto de hardware novo da companhia desde a estreia do iPad em 2010 e é uma parte essencial da estratégia do CEO Tim Cook para obter uma nova fonte de receita com as vendas mais fracas do iPhone. A Apple deve lançar uma atualização do sistema operacional, já que Watch OS 2 esta queda, prometendo novas funcionalidades e um melhor desempenho.
A IDC diz que, apesar queda acentuada nas vendas do Apple Watch, a Apple espera um crescimento em 2017. "Cada fornecedor enfrenta desafios semelhantes relacionados com a funcionalidade, e embora sejam esperadas melhorias no próximo ano, o crescimento no restante deste ano provavelmente será bastante modesta", disse Ubrani.