Depois de meses de vazamentos e especulações, a Verizon Communications surge como a mais provável a vencer a disputa pelos ativos de web do Yahoo, que incluem sua ferramenta de buscas e site de notícias. O acordo, que pode ser anunciado nos próximos dias, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Bloomberg, também deve representar o fim o reinado tumultuoso da CEO Marissa Mayer, que tentou, mas não conseguiu reinventar o Yahoo. Com a conclusão do negócio, a maior operadora de celular dos EUA vai adicionar seus milhões de usuários diários ao Yahoo.
A Verizon estaria apenas discutindo um preço próximo a US$ 5 bilhões com o Yahoo, segundo as mesmas fontes. Nesta fase, o negócio não inclui o portfólio de patentes da empresa, mas o core business de internet e ativos imobiliários. As patentes serão vendidos posteriormente separadamente.
O processo de licitação começou no início deste ano, quando Mayer disse que a empresa iria explorar alternativas estratégicas, incluindo a venda de seus ativos principais. Após mais de três anos à frente da companhia, sem entregar a prometida recuperação da empresa, ela finalmente cedeu à crescente pressão dos acionistas para a venda dos ativos, após o fracasso do plano para cisão da participação do Yahoo no Alibaba com a negativa do Internal Revenue Service (IRS) — a Receita Federal dos EUA — para que a transação fosse livre do pagamento de impostos.
A AT&T e a Quicken Loans, do bilionário Dan Gilbert, apoiada pelo megainvestidor Warren Buffett, bem como os fundos de investimento Vector Capital Management e TPG também participaram do processo de licitação e eram fortes concorrentes da Verizon.