Planos da Telefônica envolvem rede de fibra na Espanha e controle da Vivo

0

A Telefônica anunciou nesta segunda-feira (3/9) que tem planos de implantar uma rede de fibra óptica na Espanha para atender a demanda por internet em banda larga, embora não tenha estabelecido uma data para início do projeto.

Atualmente, 53% dos domicílios daquele país têm conexão em banda larga, mas para atender ao crescimento e às exigências dos usuários espanhóis, a velocidade de acesso terá de aumentar cerca de cinco vezes nos próximos anos, segundo declarou a agências de notícias internacionais Julio Linares, diretor-geral de Coordenação, Desenvolvimento do Negócio e Sinergias da Telefônica.

A rede de cabos atual da Telefônica possibilita velocidade de até 10 Mbps (megabits por segundo), mas pelos cálculos de Linares seriam necessários 50 Mbps, o que, segundo ele, exigirá elevados investimentos. Ele avalia que, em alguns casos, o custo por conexão deve chegar a mais de mil euros.

Linares diz que a operadora preferiria dividir a infra-estrutura com outras operadoras, em vez de ser obrigada a fazer o investimento sozinha, conforme exige a CMT, a agência reguladora de telecomunicações da Espanha. Neste ano, segundo ele, a companhia pretende investir mais de 8 bilhões de euros, ou cerca de 14% de sua receita, principalmente em infra-estrutura e novos serviços.

O executivo reiterou também o interesse da Telefônica na aquisição dos 50% de participação que a Portugal Telecom detém na Vivo. "Continuamos com o mesmo interesse no mercado brasileiro e nos 50% que não detemos na empresa", disse Linares, frisando que o Brasil é um mercado importante e que a Telefônica gostaria de ter capacidade de gestão da Vivo.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.