Qualcomm e Vivo pretendem integrar tecnologia multimídia

0

A Qualcomm está estudando, em conjunto com a Vivo, a integração de sua tecnologia MediaFLO, de transmissão de conteúdo multimídia na rede da operadora, informa Paulo Breviglieri, diretor de desenvolvimento técnico, durante o evento Americas 2005, promovido pela UIT em Salvador.

A tecnologia MediaFLO, de transmissão de conteúdo multimídia, é concorrente da DVB-H e outras tecnologias de broadcast por redes móveis. Nos Estados Unidos, a Qualcomm formou uma nova empresa, a operadora MediaFLO USA para prestar esse serviço em freqüências que sobraram da TV aberta, no processo de transição para a TV digital (700 MHz). A empresa vai enviar conteúdos para dispositivos móveis, serviço já regulamentado pela FCC, com lançamento previsto para o quarto trimestre de 2006.

No Brasil, em vez de contar com rede própria, como nos EUA, a idéia é firmar uma parceria com a Vivo. Segundo Breviglieri, se as negociações forem positivas, a empresa deve implantar o MDS (Multimedia Distribution System) na rede da operadora móvel.

O dispositivo funciona como um gerenciador do conteúdo distribuído e permite agregar funcionalidades como gerenciamento de assinantes, escolha de canais e programação.
Durante o evento Telecom Americas 2005, a Qualcomm também destaca novos celulares que devem chegar ao mercado até o final do ano com tecnologia EV-DO, com destaque para o modelo da Motorola A-840 WorldPhone, que integra as tecnologias CDMA e GSM em um mesmo aparelho.

A plataforma Brew de desenvolvimento de conteúdo para celulares também sofreu atualização e agora agrega jogos em terceira dimensão.

Segundo o gerente de produto e negócios da Qualcomm, José Luciano do Vale, 56 operadoras utilizam a plataforma e em torno de US$ 340 milhões já foram distribuídos para os desenvolvedores, em três anos. Para difundir a tecnologia no País, a empresa estuda uma parceria com o Senac para abrir um centro de treinamento de desenvolvedores no próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.