A projeção do site de e-commerce local Groupon para o segundo trimestre, divulgada junto com os resultados financeiros do primeiro trimestre, frustrou Wall Street. Logo após a divulgação do balanço nesta terça-feira, 6, as ações da empresa no after-hours trading da Nasdaq — negociação após o fechamento do pregão normal — foram negociadas a US$ 6,18, queda de 10,3%. No pregão tradicional, os papéis da companhia encerraram o dia com recuo de 2,46%, cotados em US$ 6,72.
A companhia divulgou que espera alcançar receita média de US$ 750 milhões e lucro por ação de até US$ o,o2 no segundo trimestre, projeções abaixo das estimativas de analistas, que estimavam receita média de US$ 754 milhões e lucro por ação de US$ o,o3 no período. Além disso, embora a empresa tenha encerrado o primeiro trimestre com receita maior do que a estimada pelo mercado, ela registrou prejuízo de US$ 37,8 milhões, perda 845% maior frente ao prejuízo de US$ 4 milhões registrado em igual período do ano anterior.
Ainda no primeiro trimestre, a receita líquida do site cresceu 26%, de US$ 601,4 milhões para US$ 757,6 milhões, em um ano. A receita proveniente da América do Norte teve alta de 27%, totalizando US$ 431 milhões, enquanto a da região formada por Europa, Oriente Médio e África (EMEA, na sigla em inglês) somou US$ 231 milhões, aumento de 26%. Os ganhos no restante do mundo foram de US$ 96 milhões, expansão de 23%.
O número de usuários ativos cresceu 24% em um ano, para 51,8 milhões, sendo 21,8 milhões de novos usuários na América do Norte, 14,5 milhões na região EMEA e 15,5 milhões no restante do mundo. Para o segundo trimestre, a expectativa do Groupon é de alcançar receita entre US$ 725 milhões e US$ 775 milhões.
A companhia também informou que, durante o primeiro trimestre, recomprou 3,07 milhões de ações comuns, como parte do seu programa de recompra de papéis, a um preço médio de US$ 9,58 cada ação, somando US$ 29,5 milhões.