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Tereos inaugura unidade de serviços compartilhado no interior paulista

Postado em: 08/02/2019, às 20:36 por Redação

A Tereos, segunda maior produtora mundial de açúcar, inaugurou nesta quinta-feira,7,  seu Business Service Center (BSC), um centro de serviços corporativos. Construído numa área de cerca de 1.700 m² ao lado do shopping Iguatemi, em São José do Rio Preto, o BSC vai gerenciar os processos corporativos de todas as unidades da Tereos no Brasil. O mesmo modelo está sendo implementado na França, na cidade de Lille – o BSC Europa vai atender a todos negócios do grupo no continente europeu.

A nova unidade vai permitir mais sinergia entre as diversas áreas da empresa, a partir de um novo modelo de gestão de processos, que aborda o fluxo de ponta a ponta. "O modelo do BSC muda o conceito de como a companhia gerencia seus processos corporativos, antes isolados em departamentos e agora integrados de ponta a ponta, com mais troca de informação, mais agilidade e eficiência", explica o gerente-executivo da unidade, Edmar Barros.

Para que a integração aconteça, o BSC utiliza a plataforma ServiceNow, que pode ser acessada por diversos dispositivos. "É o fim daquele vai-e-vem de e-mails, planilhas e telefonemas sem fim. O colaborador faz sua solicitação e acompanha status e prazos, tudo de forma clara e rápida. E por trás das cortinas, existe toda uma metodologia de trabalho que garante processos eficazes e seguros", complementa o executivo.

Segundo Jacyr Costa Filho, diretor da Região Brasil do Grupo Tereos, a escolha por São José do Rio Preto para implantação do Business Service Center no País levou em conta a infraestrutura oferecida pela cidade e sua posição geográfica estratégica em relação às unidades industriais do campo no País. "Rio Preto tem se provado ser um dos melhores centros para se fazer negócios no Brasil. Um fator importante é a alta qualificação dos profissionais e a oferta ampla de cursos de ensino superior com alto reconhecimento, além da infraestrutura existente de hotéis, rodovias e aeroporto", comentou Costa Filho.

O BSC vai concentrar todas as operações da Tereos no Brasil, incluindo as sete unidades industriais da Tereos Açúcar & Energia Brasil instaladas na região noroeste de São Paulo, a unidade industrial da Tereos Amido & Adoçantes Brasil, localizada no sudeste do estado, em Palmital, o Centro de Distribuição (no Rio de Janeiro) e o escritório de São Paulo, que inclui equipes corporativas, comerciais e o braço de trading da empresa, a Tereos Commodities.

Edifício sustentável

O BSC será também o primeiro prédio corporativo do noroeste paulista a obter o selo AQUA-HQE, uma das certificações na área de sustentabilidade mais respeitadas do mundo. Desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale), o selo AQUA é aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini. No País, apenas 35 empreendimentos comerciais possuem esse selo.

Segundo a consultoria EcoBuilding, para que um projeto obtenha o selo AQUA-HQE é preciso atender a uma série de requisitos relacionados a meio ambiente, economia no uso de recursos, conforto, saúde, segurança entre outros.

A economia esperada pelo BSC, medida por simulação computacional, é de 63% de redução no consumo de energia e 50% no consumo interno de água. É possível mapear e saber previamente quanto cada espaço ou cada aparelho está consumindo de energia, da impressora à máquina de café, de modo a garantir maior eficiência energética.

Além do uso de energia solar térmica e fotovoltaica e da redução do consumo de água potável, entre as estratégias sustentáveis do BSC estão a instalação de equipamentos de ar condicionado e iluminação de alto desempenho energético e funcional, vidros de alta performance, bicicletário, entre outras soluções que visam contribuir com o meio ambiente.

Sobre a Tereos

O grupo Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e possui com reconhecido know-how no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. Operando 49 unidades industriais e contando com 25.000 colaboradores em 17 países, atende seus clientes em seus mercados locais com uma oferta ampla de produtos. No período de 2017/18, o grupo obteve uma receita de 5 bilhões de euros.

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