Após os rumores de que as montadoras alemãs de automóveis BMW, Audi e Mercedes-Benz se uniram ao grupo chinês Baidu para adquirir a unidade de mapeamento da Nokia, conhecida como Here, agora surgem especulações de que o serviço de carona particular Uber entrou na disputa para arrematar o serviço.
Segundo fontes próximas ao assunto relataram ao The New York Times, o Uber fez uma oferta de US$ 3 bilhões pela aquisição do serviço de mapas da companhia finlandesa, que anunciou em abril considerar a venda do negócio. A Nokia também teria recebido uma oferta de uma empresa de private equity, cuja identidade não foi revelada.
Ainda de acordo com as fontes, as negociações sobre a venda do negócio de mapeamento da Nokia continuam. Representantes do Uber, das montadoras alemãs e da Nokia se recusaram a comentar sobre os rumores.
A batalha de bilhões de dólares pela aquisição do Here destaca a crescente importância dos serviços de mapeamento digital conforme as empresas conectam seus produtos à internet. Outros gigantes da tecnologia, incluindo Facebook e Microsoft, também chegaram a mostrar interesse em adquirir o serviço da Nokia.
O Here atualmente detém mais de 80% do mercado global de sistemas de navegação para automóveis, e gasta centenas de milhões de dólares a cada ano para atualizar seus mapas, que abrangem de Nova York a Nova Delhi. A unidade registrou receita de US$ 1,1 bilhão, menos de 8% do total de vendas da Nokia em 2014, de acordo com os registros da empresa.