Equador se conecta à rede latino-americana Clara

0

O Consórcio Equatoriano para o Desenvolvimento da Internet Avançada (Cedia) se conectou no fim de janeiro à Rede Clara, a infra-estrutura de redes avançadas latino-americanas. Um link de 10 Mbps parte de Guayaquil, no Equador, e chega a Santiago, no Chile, onde se integra ao anel central da rede. Por meio da Clara, a comunidade acadêmica equatoriana pode manter contato direto com seus pares na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos.

Paralelamente à ativação da conexão, durante o mês de janeiro foi realizado um treinamento em roteamento avançado. O curso ocorreu na cidade de Cuenca, Equador, dentro da programação do III Workshop de Redes Avançadas do Cedia. Foram treinados dois representantes de cada uma das instituições-membro do consórcio, além de técnicos responsáveis pelo backbone da rede equatoriana.

Um dos instrutores foi Eriko Porto, coordenador do núcleo de engenharia da Rede Clara e colaborador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele foi convidado pelo grupo de trabalho de capacitação da Clara para ministrar o curso. O grupo de 45 alunos recebeu treinamento teórico seguido por práticas de laboratório.

Ao final, houve um debate sobre a implantação da rede Cedia e sobre sua conexão com outras redes acadêmicas. Os participantes puderam aproveitar a extensa experiência dos convidados para discutir a melhor forma de implementar o backbone nacional e a conexão com as universidades.

O treinamento em roteamento avançado foi patrocinado pelos consórcios Cedia e Clara, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Fundacyt), instituição vinculada à Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia do Equador, e pela Universidade de Cuenca, que cedeu o espaço para a realização do curso.

O Cedia visa promover e coordenar o desenvolvimento de redes avançadas voltadas para o progresso científico, tecnológico e educacional do Equador. A iniciativa Clara foi criada em 2003 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das redes nacionais acadêmicas da América Latina e integrá-las por meio de um backbone continental. A RNP representa a Clara no Brasil, estando conectada a ela desde setembro de 2004, por um link de 100 Mbps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.